Organizações que representam os reparadores automotivos independentes do país, especialistas em reparo de colisões e as principais montadoras assinaram um acordo histórico sobre o direito de reparo automotivo.
O compromisso entre a Automotive Service Association , a Society of Collision Repair Specialists e a A Alliance for Automotive Innovation afirma um acordo nacional de 2014 sobre o direito de reparo automotivo e afirma inequivocamente que “as instalações de reparo independentes devem ter acesso às mesmasi nformações de diagnóstico e reparo que os fabricantes de automóveis disponibilizam às redes de concessionárias autorizadas”.
Em uma carta ao Congresso descrevendo esse importante desenvolvimento do direito de reparo automotivo, a coalizão de reparadores e montadoras escreveu: “Esse compromisso foi criado com nossos clientes mútuos e valiosos em mente: proprietários de veículos. Ele afirma que os consumidores merecem acesso a reparos seguros e adequados durante todo o ciclo de vida de um veículo [e] é construído para durar porque antecipa as mudanças nas tecnologias automotivas e as evoluções do mercado”.
Os destaques do novo contrato de direito de reparo automotivo incluem:
Acesso a informações de diagnóstico e reparo:
As oficinas de reparo independentes continuarão a ter acesso às mesmas informações de diagnóstico e reparo que os fabricantes de automóveis disponibilizam às redes de concessionárias autorizadas. Isso se aplica á:
- Dados telemáticos necessários para diagnosticar e reparar um veículo, caso não estejam disponíveis;
- Todas as tecnologias de veículos e powertrains, incluindo gasolina, diesel, célula de combustível, bateria elétrica, híbrido e powertrains elétricos híbridos plug-in.
Educação e treinamento:
Uma promessa de trabalhar juntos em programas de educação e treinamento para que as instalações de reparo mecânico e de colisão estejam totalmente cientes de onde e como obter informações sobre reparos, incluindo:
- Diretamente através do site de reparos de uma montadora;
- Pontos de acesso compartilhados;
- Por meio de provedores de informações, software e ferramentas de terceiros.
Avanços futuros:
À medida que as tecnologias dos veículos e as demandas correspondentes dos reparadores evoluem, o compromisso garante condições equitativas e um fórum para discutir as futuras necessidades dos reparadores à medida que elas se desenvolvem.
À medida que as legislaturas estaduais e o Congresso consideram as leis de direito de reparo automotivo, incluindo a REPAIR ACT, as partes observaram: “…reparadores independentes e montadoras não estão em desacordo com o acesso a dados automotivos, mas em sintonia com este princípio fundamental: os consumidores devem ter escolha quando se trata de opções de reparo e a capacidade de ter seu veículo reparado em oficinas bem equipadas por técnicos bem treinados a qualquer hora, em qualquer lugar, em qualquer lugar.”
Já existe o direito de reparação automóvel:
- 70 por cento do trabalho automotivo pós-garantia hoje é realizado pela comunidade de reparos independentes;
- OEM1Stop.com foi criado por montadoras para técnicos de reparo encontrarem informações de reparo e diagnóstico na maioria dos veículos;
- A Federal Trade Commission – a principal agência de proteção ao consumidor e concorrência do governo – citou a indústria automotiva como um exemplo do mercado de reposição de reparos “funcionando bem”.
Citações de liderança da organização:
Scott Benavidez, AMAM, presidente do Conselho da Associação de Serviços Automotivos e proprietário da Mr. B’s Paint & Body Shop Inc. em Albuquerque, Novo México, disse:“A ASA tem sido uma defensora inabalável do direito das oficinas independentes de obter informações sobre serviços de veículos desde antes do acordo de informações sobre serviços de 2002 que assinou com as montadoras. Desde então, os carros nos quais os americanos confiam tornaram-se cada vez mais sofisticados e a taxa de inovação só aumentará. A forma como os problemas do veículo são diagnosticados e reparados evolui em conjunto com o avanço. A ASA se orgulha de ter alcançado este novo acordo com as montadoras porque garante que os membros da ASA possam diagnosticar e reparar os veículos de seus clientes sem impedimentos de telemática ou qualquer outra inovação. Mais importante ainda, mantém um mercado competitivo de reparos que produz resultados de segurança da mais alta qualidade a um preço justo para os motoristas”.
Amber Alley, presidente da Society of Collision Repair Specialists e gerente da Barsotti’s Body and Fender em San Rafael, Califórnia, disse:“Os consumidores devem poder escolher reparos de qualidade, executados de acordo com os procedimentos específicos detalhados pelos engenheiros do veículo. Eles devem ter o direito de fazê-lo em uma oficina mecânica independente que investiu em treinamento, equipamentos e desenvolvimento de habilidades para atender às exigências rigorosas de veículos modernos e sofisticados. Essa expectativa é alcançável e as opções de conserto do consumidor não são limitadas pelas montadoras; pelo contrário. Os consumidores devem ter direito a um reparo adequado e seguro, e este acordo reforça o compromisso de que toda a indústria terá a capacidade de treinar, equipar suas instalações e realizar reparos conforme pretendido pelos engenheiros de veículos”.
John Bozzella, presidente e CEO da Alliance for Automotive Innovation disse: “As montadoras apóiam o direito de consertar, e o mercado independente de conserto de automóveis de hoje está funcionando bem com muita concorrência. Os reparadores de automóveis nos EUA têm acesso às mesmas informações de reparo e diagnóstico fornecidas às concessionárias de automóveis. Não são apenas as montadoras que dizem isso. É a Comissão Federal de Comércio. E com o acordo de hoje, são também os milhares de reparadores de automóveis independentes e pequenas empresas em todos os 50 estados que, juntamente com as montadoras, mais uma vez assumiram esse compromisso fundamental com os clientes”.
FONTE: ASA