Reunião Global do Aftermarket apresenta o impacto das novas tecnologias no Aftermarket

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No dia 17 de novembro reuniram-se virtualmente na segunda reunião com entidades do Aftermarket dos países Argentina, Austrália, Brasil (Sindirepa), Canadá, Chile, China, Colômbia, Estados Unidos, Índia, Itália, México, Turquia e União Europeia para tratar de temas relacionados exclusivamente ao Aftermarket automotivo.

Liderado de forma brilhante pelos Estados Unidos e com depoimentos extremamente importantes de países que pertencem a União Europeia, esta aliança global tem proporcionado um alinhamento de pensamentos e estratégia, fato este que culminou com a entrada do Brasil no movimento mundial RIGHT TO REPAIR e que foi elogiado pelos países que compõem o Global Aftermarket Conference – Associations in Motion.

O ponto alto da reunião foi apresentado pelas entidades norte-americanas AUTOCARE Association Independente drives us e AASA – Automotive Aftermarket Suplliers Association onde projetaram um brilhante e inovador estudo para a reposição.

Disponibilidade de modelos EV produzidos nos Estados Unidos 2016-2028

2016            11 modelos

2028            167 modelos

As montadoras que aparecem neste estudo e que deverão estar presentes neste mercado são GM, Ford, Stellantis, VW, Daimler, Renault/Nissan/Mitsubishi, Toyota, Hyundai/Kia, Tesla, Geely, Tata, Honda.

Segundo estudo apresentado pela Autocare, os principais contribuintes de crescimento de 2021-2045 vêm da eletrificação e sistema ADAS.

ADAS (sistema de assistência ao condutor)  6,0%

Eletrificação                                               14,9%

Motor/Transmissão                                    1,8%

Exaustão/Emissões                                     0,9%

Elétrica e eletrônica                                    1,0%

Filtros                                                        1,1%

Manutenção e reparo                                  1,5%

Freios                                                         1,0%

Chassis                                                      0,7%

Aquecimento, ventilação e ar condicionado   0,4%

Destacamos algumas oportunidades de novos serviços para termos em mente até que este mercado BEV (veículos elétricos puros) encontre seu espaço dentro da matriz energética de propulsão veicular no Brasil, o que para nós deve acontecer após o ano de 2045.

– Otimização do alcance

Poderia começar com um diagnóstico de alinhamento das rodas,

desgaste dos pneus, eficácia do sistema de refrigeração, alinhamento do motor,  poder regenerativo e outros fatores que podem afetar o alcance da bateria;

– Proteção de Torque

Os motores elétricos podem fornecer alto torque na partida e velocidades que podem afetar a vida de semieixos, juntas homocinéticas,

pneus e outros componentes do carro;

– Relatórios do estado de saúde

Diagnosticar os vários fatores que compõem uma bateria

estado de saúde e fornecendo comparações com outros semelhantes

veículos podem informar os proprietários de veículos sobre a maximização de ambos no desempenho do veículo e longevidade da bateria;

– Verificações de proteção de resfriamento

O sistema de resfriamento de um BEV (veículo elétrico a bateria) protege itens de alto valor como a bateria, motores, módulos eletrônicos e inversores. O sistema HVAC (aquecimento, ventilação e ar-condicionado) também é mais complicado com muitos BEVs agora empregando bombas de calor para fornecer resfriamento e aquecimento para o interior da cabine. Procure por conectores de fluido, inteligentes válvulas e bombas de calor para se tornarem novas categorias de serviço

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