Da Redação
Durante a recente apresentação dos resultados do primeiro trimestre, Márcio de Lima Leite, o presidente da Anfavea, trouxe à tona notícias animadoras sobre o desempenho do mercado automotivo em abril. Os números iniciais do mês sugerem uma recuperação vigorosa, alcançando patamares quase esquecidos desde antes do impacto global da Covid-19.
Leite destacou que o início de abril viu uma média diária de vendas impressionante, com 10,6 mil unidades comercializadas por dia — um feito não observado desde 2014. “Esta é uma excelente média, especialmente considerando a tendência de início lento do mês, seguida por um aumento na demanda na segunda metade”, explicou ele.
Comparativamente, março, que até então havia sido o mês mais forte do ano, registrou uma média diária de 9,4 mil unidades ao longo dos seus 23 dias úteis. Isso representa um aumento de 7,9% em relação a fevereiro e de 8,5% em comparação com o mesmo período de 2023.
Segundo a Anfavea, a média diária de emplacamentos deste ano superou em 12,6% a do primeiro trimestre do ano passado. De janeiro a março, o mercado interno absorveu 515 mil veículos, marcando um aumento de 9,1% em relação ao ano anterior, considerando tanto veículos leves quanto pesados.
Tanto Leite quanto Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil, creditam a ascensão do mercado interno à ampliação das ofertas de financiamento. Gondo celebrou que, no mês passado, 60% das vendas foram realizadas através de financiamento, uma mudança significativa em relação ao padrão histórico, onde esse número geralmente alcança cerca de 70%.
Em uma inversão de tendências observada no ano passado, segundo dados da Fenabrave, as vendas à vista compreenderam entre 60% e 70% do total, contrapondo-se ao comportamento tradicional do setor.