Right to Repair liderado pelo Sindirepa Brasil dá os primeiros passos

4 minutos de leitura

O Sindirepa Brasil organizou as ações do movimento Right To Repair no Brasil em 4 ações:

  1. IMAGEM
  2. SETOR
  3. LEGISLATIVO
  4. COMUNICAÇÃO

1.Logotipo e conteúdo do movimento no Brasil (IMAGEM)

A agência Insight Trade Comunicação e Marketing foi a responsável pela criação do logotipo do movimento Right To Repair no Brasil e que procurou seguir a linha utilizada nos Estados Unidos, procurando ganhar mais visibilidade nas redes sociais e robustez do movimento. Já o conteúdo é todo de responsabilidade do Sindirepa Brasil onde é apresentado o que é o movimento e resgata as ações do exterior, assim como apresenta gradativamente o tema no Brasil, objetivando mostrar a displicência dos governos diante de regramentos estabelecidos pelo Estado e que impactam diretamente no Aftermarket automotivo.

2. Ofício a todas as montadoras de veículos automotores no Brasil apresentando o problema e sinalizando solução (SETOR)

O Sindirepa Brasil está enviando ofício a todas as montadoras de veículos apresentando o problema diante da dificuldade das oficinas independentes acessarem informações que permitam a realização de diagnósticos mais preciso e produtivos nos veículos automotores, assim como diante da evolução tecnológica da informatização dos veículos com seus sistemas de firewall e demais conectividades. Neste momento é sinalizada uma solução que desmobiliza qualquer tentativa de exclusividade de acesso somente a rede de concessionárias, pois a solução encontra-se na propriedade da informação do dono do veículo, situação que se tornou preocupante com o avanço dos veículos de aluguel, assinatura, mobilidade, cujos proprietários são as próprias montadoras ou frotas, colocando em risco em um primeiro momento e neste caso até a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados.

3. Parlamentar no Congresso que já possui projeto de lei que trata da matéria, mas ainda não inclui o setor automotivo (LEGISLATIVO)

O Sindirepa Brasil vem buscando manter contato com o Deputado Federal Pedro Lucas Fernandes (PTB-MA) que é responsável pelo PL-6151/2019 que trata da matéria, mas somente no âmbito de produtos eletroeletrônicos com a solicitação de manuais e peças de reposição.

Nosso pleito vai além e procura explicar ao parlamentar que no setor automotivo a um perigo imenso de tudo ficar na “nuvem” fortemente acelerado e amparado pela comunicação 5G, ou seja, os diagnósticos que hoje ainda se consegue realizar nos veículos mediante o plug de equipamento não será mais possível pois o carro estará com conexão wireless, controlando todo o veículo a distância e podendo sufocar o mercado de reposição.

4.Comunicação constante sobre o tema no Brasil e no mundo (COMUNICAÇÃO)

Já foi disponibilizado no site www.sindirepabrasil.org.br o banner RIGHT TO REPAIR em sua home, onde clicando aparecerá o que é o movimento, seus impactos e demais detalhes para melhor compreensão da gravidade do problema.

Além disto artigos, notícias e demais publicações serão uma constante para que o setor possa se apropriar melhor do assunto e disseminar para a sociedade que é a grande vítima, pois pode perder o direito de escolha de onde realizar a manutenção de seu veículo, amargando altos custos de manutenção.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Marca de lubrificantes Mobil™ conta histórias de caminhoneiros em séries de vídeos

Próximo

Comércio eletrônico começa a ter que enxergar o mercado como ele é de verdade

Pular para o conteúdo