Riscos de danos nos componentes de suspensão durante as viagens de férias

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Caso não tenha sido realizada a manutenção preventiva do veículo a cada seis meses ou 10.000 quilômetros, é altamente recomendável fazê-la antes de viajar

 Durante a revisão do sistema de suspensão do veículo, a troca de componentes, como amortecedores e molas, e o alinhamento são os mais comuns

As estradas estão lotadas de carros, devido às férias de verão. Entre os destinos preferidos, estão praias e montanhas, e os motoristas devem estar atentos aos cuidados essenciais para garantir uma viagem segura, tranquila, confortável e sem surpresas desagradáveis.  Durante este período, os veículos costumam ser sobrecarregados, com excesso de passageiros e bagagens, o que pode impactar os componentes da suspensão, aumentando o risco de falhas durante a viagem e causando transtornos.

“Os componentes de suspensão automotiva são fundamentais para uma viagem segura. A manutenção preventiva, recomendada a cada seis meses ou 10.000 quilômetros, é indispensável para evitar imprevistos. Caso não tenha sido realizada, é altamente recomendável fazê-la antes de colocar o carro na estrada”, destaca Ivan Furuya, Diretor Comercial e de Marketing da Volda.

Em relação aos problemas que podem aparecer durante a revisão, Furuya explica que o mais comum são os amortecedores e molas desgastados, bem como o alinhamento da suspensão. Quanto aos cuidados ao dirigir por estradas de terra, trilhas de lama ou à beira-mar, o diretor afirma que existe variação na regulagem da suspensão, como, por exemplo, para suportar carga ou trafegar em solos acidentados, que exigem mais do conjunto.

“Os amortecedores e as molas estão sujeitos a desgaste, com o tempo e o uso. Se você notar que seu carro está mais molenga ou batendo mais do que o normal, em solavancos, é bom verificar a suspensão, para maximizar a vida útil e a eficácia do conjunto”, ressalta o executivo.

O diretor também traz uma dica valiosa, e pouco conhecida pelos motoristas, em casos de lombadas muito altas: mudar para a 1ª marcha e passar com o carro alinhado de frente. “Com isso, a distribuição do peso e o impacto serão uniformes sobre todo o conjunto da suspensão, sem sobrecarregar nenhum componente”.

Outro ponto que deve ser considerado para quem vai para a praia é o contato com a areia, que pode danificar os componentes da suspensão e transmissão automotiva. “Um jato d’água na caixa de roda irá retirar o sal e a areia acumulados nas peças. Isso é muito importante para manter o bom funcionamento do veículo”, finaliza Furuya.

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