Salão Retromobile 2022: ao lado do novo C5 X, a Citroën homenageia seus carros icônicos “Grand Tourers”, comemora o 40º aniversário do BX e mostra o My Ami Buggy Concept

Digno herdeiro da tradição dos carros icônicos da Citroën, o novo C5 X é exposto ao público plena primeira vez, ao lado de um CX Pallas, de um Traction Avant e de um Rosalie; Méhari dos tempos modernos, o My AMI Buggy Concept é revelado em estreia aos visitantes, fazendo soprar um vento de aventura e de liberdade ao lado de um 2 CV Sahara e de um Méhari US; Citroën comemora o 40º aniversário do BX, o carro familiar dos anos 80 dotado de um estilo surpreendente. Citroën apresenta uma rica coleção de veículos em seu estande no Salão Rétromobile de Paris, na França, entre hoje, 16 até domingo 20 de março. O Salão é um encontro dos amantes de carros antigos e dos apaixonados pela história ou pela indústria automotiva.

8 minutos de leitura

C5X O HERDEIRO DE UMA LONGA LIsta DE CARROS icônicos DA Citroën

O C5 X é exposto ao público pela primeira vez. Digno herdeiro dos carros icônicos da Marca, ele renova os códigos do segmento com uma linha vanguardista. Na mais pura tradição dos Citroën audaciosos e inovadores, o C5 X convida para uma viagem serena num habitáculo digno de um lounge e com um conforto extremo proporcionado por sua suspensão ativa Citroën Advanced Comfort, uma estreia mundial.

MY AMI BUGGY CONCEPT, O MÉHARI DOS TEMPOS MODERNOS

Ao expor o My AMI Buggy Concept, a Citroën ilustra sua visão de um objeto contemporâneo astuciosamente imaginado para os amantes de independência que poderão se sentir aventureiros durante o tempo de um trajeto nas estradas ou a caminho da praia. Méhari dos tempos modernos, o My AMI Buggy Concept é dotado de inúmeros atributos de estilo e acessórios para afirmar sua personalidade de aventureiro num habitáculo desprovido de portas.

O BX soPRA 40 VELINHAS

Apresentado sob a Torre Eiffel em 23 de setembro de 1982, o BX marcou as memórias tanto pelo espetáculo como por seu estilo e vanguardismo. Alguns dias mais tarde, em 30 de setembro de 1982, o 69º Salão do Automóvel de Paris abre suas portas e consagra o BX como uma das atrações incontestáveis do evento. Verdadeiro sucesso comercial, o BX, teve mais de 2,3 milhões de exemplares vendidos até deixar de ser produzido em junho de 1994.

Para projetar sua silhueta, a Citroën recorreu ao famoso ateliê italiano Bertone. O designer Marcello Gandini propõe então um design original com linhas retas, mas sem excentricidades que denotam a paisagem automotiva da época e que caracterizam o BX. Com a traseira no estilo hatchback, o BX é um dos volumes com um comprimento de 4,23 m, podendo acomodar 5 passageiros com todo o conforto graças à suspensão hidropneumática que mantém a altura do chassi constante. O painel de instrumentos inspirado no CX contém equipamentos icônicos, como os comandos em satélite situados de ambos os lados do volante ou ainda o taquímetro retroiluminado. Equipado com motores potentes desde o lançamento (62 cv e 72 cv 1360 cm3, 90 cv 1580 cm3), o BX surpreende pelo dinamismo. Inovando na utilização dos materiais compósitos em peças tais como os para-choques, tampa do porta-malas, capô, painel lateral traseiro, o BX tem um peso sem carga de apenas 885 kg.

Os 12 anos em que o BX foi comercializado foram marcados por várias evoluções da carroceria (versão perua, uma reestilização importante, uma versão utilitária (Entreprise), dos equipamentos (teto solar, ar-condicionado, instrumentos digitais) e da mecânica (potência de até 160 cv, injeção eletrônica, câmbio automático). A principal reestilização ocorreu em 1987. O BX ganhou linhas externas suavizadas e um painel de instrumentos totalmente renovado.

Com uma vida tão rica e tamanho sucesso popular, o BX deixou sua marca na história da Citroën. Ele ocupa um lugar todo especial no coração dos colecionadores que não deixarão de comemorar entusiasticamente seus 40 anos.

OUTROS CITROËN HISTÓRICOS PARA VIAJAR NO TEMPO!

Para acompanhar o C5 X, a Citroën propõe, com a colaboração dos clubes de colecionadores da Citroën, uma redescoberta dos modelos icônicos que marcaram a história da Marca. Entre tradição, know-how e inovação, foi dada a largada para uma viagem dos anos 1930 até os dias de hoje …

Rosalie 10: Apresentado no Salão do Automóvel de Paris de 1932, o Rosalie foi fabricado em três versões – 8 cv, 10 cv com motor de 4 cilindros e 15 cv com motor de 6 cilindros – e contou com diferentes variações de carroceria e produção de 162.468 exemplares até 1941.

Traction Avant 15/6: Comercializado durante 23 anos, de 1934 a 1957, o modelo teve 758.948 exemplares produzidos, nas versões sedã 4 portas, coupé ou cabriolet. Veículo icônico que marcou a história da França durante a segunda guerra mundial, o Traction era revolucionário do ponto de vista técnico: primeiro veículo de série com tração dianteira, suspensões dianteiras independentes, suspensão hidropneumática nas rodas traseiras para o 15/6 H em 1954, frenagem hidráulica, carroceria monobloco, tudo isso proporcionando um comportamento dinâmico invejável. O Traction foi merecidamente apelidado de “a rainha da estrada”.

CX 2000 Pallas: O CX representou o top de linha da Citroën de 1974 a 1991.  Foram produzidos 1.042.460 exemplares. Refletindo seu sucesso comercial, o CX foi eleito carro do ano em 1975. Verdadeiro 4 portas, apesar de sua silhueta de dois volumes, o CX é um autêntico concentrado de Citroën: suspensão hidropneumática, 4 freios a disco e tração dianteira. O CX será lembrado sempre por seu limpador de para-brisa único, pelo vidro traseiro côncavo e pela emblemática versão alongada “Prestige”.

Ao lado do My AMI Buggy, os veículos dos colecionadores da Citroën nos lembram que audácia, criatividade e tecnologia sempre ilustraram o espírito aventureiro.

2 CV Sahara: Como não sonhar com aventuras diante dos 694 exemplares do 2 CV 4×4 Sahara? Simples, robusto, um motor à frente e outro atrás, elevado, um estepe no capô, … eis o indispensável para atravessar o deserto.

Méhari US: Pois é, o famoso Méhari pousou suas rodas do outro lado do Atlântico. Em 1970 e 1971, cerca de mil exemplares desembarcaram nos Estados Unidos. Adaptado às normas locais, o Méhari US se distingue de seus primos franceses pelos faróis redondos sobredimensionados.

Enquanto o Rétromobile não chega, os modelos mais emblemáticos da história da Marca podem ser vistos no site da Citroën Origins: www.citroenorigins.com  (museu virtual que reúne 79 veículos, disponível em 65 países).

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