São Paulo lidera a transição energética e lança iniciativas para o futuro da bioenergia na Fenasucro & Agrocana 2024

2 minutos de leitura

A 30ª Fenasucro & Agrocana teve início nesta terça-feira (13), em Sertãozinho/SP, reunindo autoridades e lideranças para discutir o futuro do setor de bioenergia. O evento, que segue até sexta-feira, dia 16, promete colocar o estado de São Paulo na vanguarda da transição energética.

Durante a abertura, o governador do estado enfatizou o compromisso de São Paulo em liderar o processo de descarbonização e promover um agro sustentável. Ele destacou a importância de investir em tecnologias que impulsionem o setor e contribuam para uma matriz energética mais limpa e diversificada, mencionando a produção de biogás, biometano, SAF (Combustível Sustentável de Aviação) e hidrogênio verde como caminhos para o futuro.

O secretário de Agricultura do estado reforçou o desenvolvimento de ações para explorar o potencial do biometano, simplificando o licenciamento ambiental para usinas produzirem biocombustíveis. O diretor da Fenasucro & Agrocana celebrou os 30 anos do evento, ressaltando o protagonismo do Brasil no uso da bioenergia.

Durante a feira, foi instituído um grupo de trabalho para atualizar o Protocolo Etanol Mais Verde, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável do setor. O documento, que envolve a CETESB e entidades representativas, tem validade de 12 meses e prevê a implementação de políticas públicas em prol da cadeia de produção sucroenergética paulista.

Outro destaque do primeiro dia foi o lançamento do Núcleo Estratégico de Pessoas da Bioenergia (NEP Bio), uma iniciativa voltada para a valorização e o desenvolvimento das pessoas, considerado o ativo mais importante dentro das empresas. A edição comemorativa de 30 anos da Fenasucro & Agrocana também traz uma programação que aborda temas como eficiência na produção de bioenergia, novas tendências para o aproveitamento de resíduos e políticas públicas para o setor, com uma expectativa de gerar mais de R$ 8,3 bilhões em negócios.

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Minuto Futuro 929: Brasileiros Robotizados

Próximo

DAF alcança a marca de 40 mil caminhões produzidos no Brasil