Com o lançamento, fabricante passa a oferecer o pacote mais completo de soluções de serviços no mercado
A Scania terá uma novidade em serviços na Fenatran: o Scania ProDriver. Trata-se de uma solução digital de treinamento voltado para motoristas. Com foco na capacitação profissional e na segurança nas estradas, permite economia de até 5% no consumo de combustível e estará disponível como um opcional dentro dos pacotes de conectividade.
O ProDriver utiliza as informações do já consolidado sistema de Avaliação de Motoristas da Scania para identificar os aspectos deficitários na habilidade de cada um dos condutores e, com isso, gerar uma trilha de aprendizagem para elevar seus perfis de condução. Aliando estratégias de gamificação a uma interface descontraída e amigável, são atribuídas recompensas virtuais aos motoristas para estimular o engajamento à medida em que evoluem suas habilidades. Com o novo aplicativo, a fabricante sueca reforça seu compromisso em oferecer o maior e mais completo portfólio de serviços do mercado, aliando inovação e sustentabilidade para otimizar a operação das frotas de caminhões.
Atuando como um coaching digital para os motoristas, o ProDriver está disponível em duas plataformas: um aplicativo para motoristas e um portal para gestores de frotas. Enquanto o motorista acompanha suas notas individuais e lições a cumprir, o gestor acessa as avaliações gerais de suas equipes, comparando os desempenhos e incentivando as melhorias individuais. O cliente poderá acompanhar um ranking para motivar uma competição saudável entre os seus motoristas com base no desempenho conquistado.
Segundo Fernando Valiate, diretor de Serviços da Scania Operações Comerciais Brasil, a nova ferramenta chega para que o cliente possa elevar ainda mais o nível de eficiência de suas operações, “Como estamos sempre próximos dos nossos clientes e entendemos a realidade dos seus negócios, sabemos que uma das principais dores do transportador brasileiro é a falta de mão de obra qualificada. Portanto, seguindo a nossa jornada de inovação e melhoria contínua, com o ProDriver daremos mais um passo no sentido de apoiar na capacitação e no desenvolvimento dos motoristas”, acrescenta Valiate.
Serviços Scania PRO: amplo leque de vantagens aos clientes
O Scania PRO oferece segurança, disponibilidade e confiabilidade ao cliente. O “guarda-chuva” de benefícios está sedimentado em quatro pilares: Serviços Conectados, Planos de Manutenção, Serviços para o Motorista e Torre de Controle (Control Tower).
Os Serviços Conectados agregam ao cliente uma visão gerencial de sua frota, mediante ferramentas como o portal My Scania, o FIT (Ferramenta de Inteligência de Frota), o Scania Zone, e a solução Data Access, que permite a integração por meio de APIs que conectam os dados dos veículos a outros sistemas do cliente.
Já os serviços para o condutor são compostos pela ferramenta de Avaliação de Motoristas que eleva a qualidade da condução, o App do Motorista (Driver App) que permite acompanhamento das oportunidades de melhoria na condução individualmente por cada motorista, e os treinamentos profissionais com Master Driver, os motoristas especialistas da Scania.
Por fim, a Torre de Controle (Control Tower) faz uma gestão ativa da eficiência do fluxo das oficinas e dos processos de manutenção da rede de Casas Scania, buscando sempre uma redução do tempo de parada dos veículos.
O Scania PRO tem por objetivo ofertar um serviço de simples entendimento das vantagens que o cliente terá durante a vigência do contrato. Pretende ser ainda mais proativo, profissional e personalizado para a frota rodar mais, e, consequentemente, atingir a máxima disponibilidade na operação. É uma evolução para uma nova era de gestão de disponibilidade e transformação de serviços genéricos em soluções ainda mais personalizadas.
As modalidades dos Serviços Scania PRO
Visando atender as necessidades de diferentes perfis de clientes, o Scania PRO está disponível em 3 versões, sendo elas: o PRO Premium, que contempla manutenções corretivas, preventivas e itens de desgaste; o PRO Personal, contemplando as manutenções preventivas; e o PRO Control, a inteligência para gestão da manutenção Scania.
Além disso, fazem parte da solução as modalidades dos Planos Flexíveis e Periódicos, uma rede de concessionárias extremamente preparada e uma equipe técnica capacitada, distribuída em mais de 200 pontos de atendimento pelo Brasil, para fazer a diferença no dia a dia do operador urbano ou rodoviário.
Conectividade
Atualmente, os Serviços Conectados Scania contam com quase 85 mil veículos conectados no Brasil, sendo 4 mil ônibus, e estão disponíveis em quatro opções de pacotes ao cliente.
O pacote Análise, oferecido gratuitamente por 10 anos para veículos novos, que dispõe de relatórios de performance da frota e planejamento de serviços.
Para os clientes que buscam dar o próximo passo na jornada da gestão de frota, o pacote Avaliação do Motorista é uma solução intermediária que adicionalmente ao anterior, contempla o exclusivo método de avaliação e feedback aos motoristas, sendo, uma ferramenta essencial focada no acompanhamento e na gestão dos hábitos de condução.
Já para clientes que buscam atingir a máxima performance por meio da gestão em tempo real de suas frotas, o pacote Desempenho traz o que há de melhor no mercado, permitindo além das funções mencionadas nos demais pacotes, acompanhamento da localização de seus equipamentos, alertas de falhas, controle por cercas virtuais, relatórios de desempenho tanto do veículo como da condução de cada motorista, individualmente.
Por fim, o pacote Data Access, como o próprio nome já diz, permite que os clientes acessem diretamente os dados de operação de seus veículos para realizar análises mais específicas ou combinar dados de equipamentos de outros fabricantes. Será possível até mesmo incorporar as informações da Scania dentro de outros sistemas utilizados pelos clientes, como um ERP, responsável por centralizar a gestão de processos e indicadores operacionais.
Todas as funcionalidades estão disponíveis no portal My Scania, um ambiente para acesso às informações e gestão da frota para todos os clientes Scania que possuem veículos conectados.
Scania Zone
A fim de garantir operações ainda mais seguras, a Scania passa agora a oferecer o Scania Zone como parte do Pacote Desempenho. A ferramenta atua de forma única no mercado, podendo controlar diretamente a velocidade dos veículos, a partir do limite definido pelo cliente por meio do portal My Scania.
Os limites de velocidade são configurados via portal pelo próprio cliente, a qualquer momento e de forma bem simples, indicando trechos de risco da sua operação por meio de cercas virtuais.
O Scania Zone pode agir de duas maneiras no veículo ao entrar em uma região predeterminada. A primeira, definida como informativo, gera um aviso no painel ao motorista, e a segunda, chamada ajuste automático, entra em vigor limitando a atuação do pedal do acelerador – imediatamente – sem qualquer tipo de interferência do condutor. Ao entrar no perímetro definido, o veículo avisa ao motorista sobre o limite a ser seguido naquele trecho e aciona um mecanismo de ‘trava’ de aceleração. O grande diferencial está em controlar a velocidade em trechos críticos de maneira simples, rápida e de total controle do gestor de frota para a maior segurança.
Scania FIT Os Serviços Conectados Scania também oferecem o Scania FIT (Ferramenta de Inteligência de Frota, na tradução do inglês), a ferramenta que permite ao cliente mensurar o potencial de economia de sua frota, além de avaliar a situação atual de cada um e as ações que devem ser tomadas para melhorar o consumo de combustível. O FIT funciona com base nos dados operacionais dos mais de 84 mil veículos conectados da marca no Brasil. Ele mede o desempenho da frota e o compara a dados de operações similares, para avaliar o estilo de condução. São analisados cinco parâmetros: marcha lenta, inércia, condução em trecho de serra, antecipação e freadas bruscas. Toda essa análise resulta em uma avaliação geral da frota, classificando a eficiência de A a E.