Scania levará mais novidades para as linhas semipesadas e pesadas na Fenatran

/
9 minutos de leitura

Fabricante anuncia a incorporação de itens de série em segurança e conforto e revela alguns dos caminhões que estarão na feira

A partir da Fenatran 2024, a Scania vai incorporar mais itens de série na linha rodoviária.

“As novidades da linha rodoviária 2025 acima de 420 cavalos de potência estão voltadas para segurança e conforto para o motorista”, diz Ivanovik Marx, gerente de Engenharia de Aplicações de Oferta de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil. Passam a integrar a lista de itens de série: o exclusivo airbag lateral de cortina, airbag frontal, geladeira e gaveteiro, volante com controle de multimídia e detalhes cromados, compartimentos externos dos dois lados da cabine ao lado das portas e farol de milha no teto da cabine.

No quesito segurança, os destaques são para os airbags – o frontal está integrado ao volante. O exclusivo airbag lateral de cortina é crucial em casos de tombamento, pois foi projetado para proteger a cabeça do motorista em caso de forte impacto.

Para o conforto interno do motorista, a fabricante sueca incluiu uma geladeira e um gaveteiro, o que propicia um ambiente ainda mais agradável na experiência de direção a bordo de um Scania. A área externa dos caminhões recebeu o farol de milha no teto para proporcionar maior segurança, principalmente, nas operações noturnas. Os outros itens adicionados são os compartimentos externos em ambos os lados do caminhão, tanto para o motorista quanto para o passageiro, que podem ser utilizados para o transporte de objetos pessoais ou ferramentas.

Linha semipesada Scania: crescimento constante de vendas e aprovação

Os caminhões semipesados Scania equipados com a cabine P, já consolidados na configuração 8×2, contam agora com novas configurações nas trações 4×2 e 6×2. Equipado com motor de 7 litros, 6 cilindros em linha, tem duas potências: 250cv com torque de 1.100Nm (4×2) e 280cv com torque de 1.200Nm (4×2 e 6×2). São modelos que oferecem os maiores torques da categoria. Este motor é mais leve e econômico, tanto em consumo de combustível quanto em manutenção.

Ideal para operações urbana e regional, a cabine P tem boa visibilidade e dirigibilidade, e inclui quatro pontos de suspensão de série, trazendo itens da linha rodoviária para um caminhão semipesado.

A transmissão G25 automatizada com 14 marchas, incluindo uma marcha Overdrive, permite aproveitar melhor a inércia, resultando em economia de combustível. A Scania é a única no mercado a oferecer essa funcionalidade com a caixa de transmissão G25.

Os semipesados da marca são amplamente reconhecidos não apenas pela eficiência e robustez, mas também pelo conforto e pela eficiência operacional. O modelo P 280 6×2 é equipado com suspensão pneumática traseira, permitindo o ajuste da altura do baú em relação à doca, facilitando o carregamento e descarregamento das mercadorias, além de oferecer maior proteção à carga, reduzindo os danos que ela pode sofrer durante o trajeto. Adicionalmente, a fabricante reduziu a tara do caminhão em 600 quilos, o que possibilitou um aumento de aproximadamente 7% na capacidade de carga.

Sustentabilidade do Transporte

Com foco na liderança da transição para um sistema de transporte mais sustentável, a Scania reafirma seu compromisso com a linha Super movida a 100% de biodiesel puro (B100). São duas configurações: 500 cavalos com 2.650Nm para o modelo 6×4, recomendado para composições de nove eixos, rodotrem e bitrem, e 460 cavalos com 2.500Nm para o modelo 6×2. A redução chega a até 77% nas emissões de CO2, do poço à roda. Na Fenatran, o modelo B 100 exposto será o 500 RH 6×4 Super.

Os motores foram desenvolvidos e homologados para operar com biodiesel e todo o sistema, incluindo vedações e elastômeros, foi redesenhado para garantir compatibilidade e durabilidade. Além disso, o sistema de pós-tratamento foi ajustado para atender os níveis de emissões exigidos para o uso de biodiesel.

G 460 a gás e/ou biometano

No segmento de caminhão a gás, além do 460 cavalos, a Scania anunciou, em abril, a chegada do 420 cavalos para substituir o 410cv. Em pouco tempo do lançamento, já foram vendidas quase 200 unidades do G 460 6×2. A autonomia superior de até 650 km permite atender a todos os segmentos do Agro. Com isso, a Scania eleva o transporte sustentável no Brasil a um novo patamar.

Em 2018, a Scania lançou a pioneira linha de caminhões movidos a gás natural (comprimido), liquefeito (gnl) e/ou biometano (100% sustentável), com início de vendas em 2019. A Scania ajudou a criar e desbravar um mercado que não existia e fez parcerias com produtores, distribuidores e companhias públicas de gás. Hoje, há os corredores azuis, a cobertura de gás por praticamente todo o litoral brasileiro e a rede de postos está expandindo para os interiores e Centro-Oeste.

O biometano, de fonte de energia renovável e que pode ser gerado a partir de vinhaça, palha e torta de filtro – resíduos do processamento da cana-de-açúcar, pode reduzir em até 90% as emissões de gases.

Ao adicionar as duas novas potências, de 460cv e 420cv, a Scania passa a atender ainda mais demandas dentro e fora de estrada, criar nichos ainda não explorados por caminhões a gás no Brasil e ampliar o leque de negócios. Os modelos poderão ser configurados nas trações 4×2, 6×2 e o 460 também na estreante 6×4. Na 4×2 seguem as aplicações mais tradicionais do transporte. Já na 6×2 há possibilidade de transferir cargas com capacidade para 30 pallets e levar carretas quatro eixos. O GH 460cv a gás chama muito a atenção pelos dois novos cilindros de gás, desta vez atrás da cabine. É o que a Scania chama popularmente de “conceito mochilão”. Além dos oito cilindros laterais tradicionais, foi ampliada a autonomia justamente com mais dois. Ele poderá percorrer até 650 km, rodando com maior autossuficiência pelas rotas já viabilizadas dos corredores azuis, até postos localizados estrategicamente para o reabastecimento. O GH 460 tem cabine alta e pode ser configurado nas versões 4×2, 6×2 e 6×4. O motor de 13 litros desenvolve torque de 2.300Nm (1.000 @ 1.300 rpm). O entre-eixos é reduzido a 3.600mm, que permite o acoplamento a semirreboques de até 15,40m, costumeiramente chamados de “carretas 30-pallets”, além de aumento na capacidade de gás para até 270 metros cúbicos. Ele faz parte da gama X-gas.

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Linha rodoviária Scania passa a oferecer o caminhão mais seguro do mercado

Próximo

Scania apresenta edição comercial Performance G-Line 370

Pular para o conteúdo