A Schaeffler reforça que está atenta às necessidades dos veículos eletrificados, visando otimizar o desempenho de atrito dos rolamentos. Por isso, a empresa apresenta duas inovações projetadas especificamente para modelos elétricos ou eletrificados: o rolamento de roda de três carreiras TriFinity e o rolamento de esferas de alta eficiência com disco centrífugo.
O TriFinity é um rolamento de roda de três fileiras, de acordo com a fabricante, não sendo maior do que os rolamentos de esferas padrão de duas carreiras. Desse modo, o produto é capaz de transferir maiores cargas por eixo, ao mesmo tempo em que oferece uma vida útil significativamente mais longa e maior rigidez. A Schaeffler destaca ainda que este projeto oferece uma alternativa às unidades de rolamentos de rolos cônicos pré-carregados.
Já o novo rolamento de esferas de alta eficiência com disco centrífugo oferece atrito otimizado e sustentável, combinando os benefícios dos conceitos de rolamento aberto e dos rolamentos selados. Segundo a empresa, ele gera 0,3 Nm menos atrito e reduções de emissão de CO2 de cerca de 0,1/km por rolamento. Outra vantagem é oferecer dez vezes a vida útil de um rolamento aberto.
“As tecnologias inovadoras de rolamentos são uma parte essencial do DNA de nossos produtos e sustentam o sucesso de nossa divisão de Tecnologias Automotivas”, diz Matthias Zink, CEO de Tecnologias Automotivas da Schaeffler AG. “A Schaeffler está procurando adequar suas soluções de rolamentos eficientes e de alta precisão para os sistemas de transmissão eletrificados e para os sistemas de chassis, assim como em sistemas de transmissão convencionais, para melhorar ainda mais esses sistemas e torná-los mais sustentáveis”, completa.