Semestre registra salto de 146% nas vendas de Veículos Eletrificados

2 minutos de leitura

Os brasileiros adquiriram 79,3 mil veículos eletrificados no primeiro semestre de 2024, um expressivo aumento de 146% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em junho, foram entregues 14,4 mil unidades aos clientes finais, sendo o segundo melhor resultado mensal do ano, atrás apenas dos 15 mil emplacamentos de abril.

Os eletrificados representaram 7,3% dos automóveis e comerciais leves vendidos no Brasil nesse período. Segundo a Fenabrave, a maior parte dos modelos vendidos, 48,1 mil unidades, foi de híbridos — sejam plug-in ou não —, com um crescimento de 69% em comparação ao ano anterior.

As vendas de veículos elétricos a bateria (VEBs) cresceram significativamente, com um aumento de 724%. No primeiro semestre, foram emplacados 31,1 mil elétricos puros, em comparação aos 3,6 mil do ano anterior. Em junho, foram 5,2 mil elétricos vendidos, quase o dobro do total registrado no primeiro semestre de 2023.

Os modelos importados pelas chinesas BYD e GWM foram responsáveis por grande parte desse crescimento. A BYD vendeu 32,5 mil elétricos e híbridos, enquanto a GWM licenciou 12,7 mil veículos, totalizando 58% das vendas de eletrificados nos primeiros seis meses.

No segmento de VEBs, a liderança das marcas chinesas é ainda mais evidente. A BYD lidera com 22,4 mil unidades, seguida pela GWM com 3,7 mil, somando 26,1 mil veículos e representando 85% das vendas de elétricos no Brasil em 2024.

A Volvo ocupou a terceira posição com a venda de pouco mais de 2,1 mil unidades, seguida pela Jac com 798 veículos. A Renault, BMW, Peugeot e Ford completam o ranking, com 613, 467, 345 e 161 unidades vendidas, respectivamente. As demais sete marcas de elétricos puros listadas pela Fenabrave não chegaram aos três dígitos de unidades emplacadas, demonstrando o domínio das marcas líderes no mercado de veículos eletrificados no Brasil.

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Wega Motors no encontro dos líderes digitais do aftermarket: inovação e estratégias de e-commerce

Próximo

Mercado de veículos leves deve crescer 15% em 2024, estima Fenabrave