O comércio varejista de bicicletas viveu um bom momento no último ano. Números atualizados do setor apontam um crescimento de 34% na venda de bicicletas no primeiro semestre de 2021.
A grande mudança veio mesmo do crescimento dos serviços e sua participação no total do faturamento. Na média, os serviços mecânicos e de reparação já somam 27,8% do faturamento das lojas – fruto de um aumento de 30% na comparação com 2020.
Enquanto as oficinas ficaram mais movimentadas, a venda de bicicletas inteiras perdeu espaço na composição do faturamento das lojas, com uma queda de 11% – em 2021, as bikes inteiras representam 42,5% do faturamento total do comércio varejista.
Ainda, a pesquisa reforçou a importância das mountain bikes para o comércio varejista e revelou também que 50% das lojas já comercializam bikes elétricas e 35% bicicletas tipo gravel.
Sobre vendas online, 51% das lojas comercializam via marketplace ou site próprio, um crescimento de 11 pontos percentuais em comparação com 2020 – indicando mais uma tendência impulsionada pela pandemia.
Os dados são da Pesquisa Anual de Comércio Varejista de Bicicletas, lançada nesta semana juntamente do Boletim Técnico Comércio Varejista de Bicicletas. As duas edições foram produzidas pela Aliança Bike com o apoio do Itaú.
Fonte: Aliança Bike