Dia de movimento fraco, bate um desespero e do nada, aparece um monte de cliente todos de uma vez. Acontece isso com vocês?
Esses serviços de oficina mecânica, às vezes parece que os donos dos carros fazem uma reunião, e do nada, resolvem todos vir para a oficina, e o problema é que, as vezes seu movimento está fraco, e de uma hora para outra, você se vê dispensando serviço, porque não tem como atender. E de novo eu pergunto: Acontece isso com vocês?
Cá entre nós, meus amigos oficineiros, dói na alma quando um cliente vai embora sem ser atendido né? E então foi por isso que vim aqui dizer como faço na Meu Mecânico.
Primeiro que trabalho com AGENDAMENTO PRÉVIO. Assim, já posso organizar meu dia, minha semana e claro, o faturamento no final do mês.
– Quando o cliente vem fazer a troca de óleo por exemplo, já deixo agendado com ele(a), a próxima troca, sempre respeitando o tempo de troca que costuma fazer. E 30 dias antes, eu já começo a lembra-lo do nosso compromisso.
– O mesmo eu faço pra serviço de rodízio de pneus, troca da correia dentada, troca do líquido de arrefecimento, entre outros.
– Assim, quando chega o dia de aparecer um monte de gente ao mesmo tempo, caso o cliente não espere, eu sempre (eu disse sempre), pego o número do telefone whatsapp, para um futuro contato. E entro em contato SIM. Pergunto se conseguiu ser atendido em outra oficina, se o problema foi resolvido, se precisa de ajuda, e na maioria das vezes, eu consigo RESGATAR ESSE cliente para a minha empresa.
CLIENTE VALE OURO, nas nossas reuniões, eu costumo dizer que nossos CLIENTES VALEM A CERÂMICA DO CATALISADOR, pois sabemos que ali contém metais mais preciosos que ouro.
Poder agendar os serviços dá ao cliente a segurança de saber que poderá contar com aquela oficina mecânica no período reservado, além da comodidade de escolher o horário que melhor lhe convém e a possibilidade de planejar como voltar para casa sem o carro.
Outra situação que me ajuda muito, é a parceria que tenho com a LOCALIZA locação de veículos, isso me dá a oportunidade de não deixar meu cliente a pé, caso ele tenha a necessidade de um carro reserva.
E você, tem alguma dica para compartilhar conosco?