Sinais de desgaste do cilindro mestre

Descida do pedal até o final de curso pode indicar comprometimento do cilindro mestre.

3 minutos de leitura

Responsável por transmitir a pressão hidráulica dos freios para as rodas, o cilindro mestre é como se fosse o coração do freio. Por isso, é um dos componentes do sistema de frenagem que deve ser checado na hora da manutenção ou caso surjam indícios de que a peça possa estar comprometida. “Um dos sinais de desgaste ou problema no cilindro mestre é quando o motorista pisa no pedal e ele praticamente encosta no assoalho ou fica esponjoso”, alerta Vagner Marchiniak, Consultor de Marketing de Produto da Controil. Outra questão que o motorista deve ficar atento, segundo ele, é quando a lâmpada acende no painel, pois pode significar que há vazamento do fluido de freio.

Se o veículo apresentar algum dos sinais, ele sugere fazer a revisão completa do sistema de freios em um mecânico de confiança e, caso necessite, efetuar a troca do cilindro mestre, deve procurar um produto de marca renomada e tradicional do mercado, pois o item faz parte do quesito segurança do veículo.

Com 65 anos de história, a Controil conta com amplo portfólio de cilindros mestre, desenvolvidos dentro das normas internacionais de qualidade, produtos que passam por testes eletrônicos e de estanqueidade, garantindo a perfeita vedação na montagem. Para possuírem medidas precisas de acordo com cada especificação, a Controil usa a metrologia tridimensional CNC.

O cilindro mestre da Controil conta com acabamento perfeito, sem rugosidade, devido ao processo de usinagem própria que confere também durabilidade, além da utilização de borracha de fabricação própria.

Recentemente, a marca lançou a nova geração de cilindros mestre, um exemplo da constante evolução de seus produtos para atender os novos sistemas de freio que contam com tecnologias ABS, ESP e EBD. Os novos cilindros mestre seguem a concepção de itens em alumínio e possuem características de vedação e deslocamento de fluido de freio diferentes, pois já estão acopladas diretamente no corpo do cilindro.

O trabalho de evolução é contínuo tanto na linha de produção quanto na busca de novas tecnologias para garantir desenvolvimento de novos produtos e ampliação de linhas. Por isso, investe na planta de São Leopoldo-RS, com novas máquinas e equipamentos que asseguram ainda mais precisão.

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Preço da gasolina sobe 7,82% na cidade de São Paulo na 4ª semana de agosto, com preço médio de R$ 5,993 na bomba; variação entre bairros chega a 41,9%

Próximo

Parcial de autos e leves, base 28/08/2023

Pular para o conteúdo