Sinais de desgaste do mola gás da tampa do porta-malas

Necessidade de muito esforço para abrir e falta de sustentação da tampa são alguns dos indícios de comprometimento da peça.

2 minutos de leitura

Não são apenas os amortecedores que fazem parte da suspensão do veículo que merecem atenção na hora da manutenção. O sistema de amortecimento e sustentação da tampa do porta-malas também deve ser observado e, caso apresente desgaste, deve ser substituído. “Esse amortecedor tem como função auxiliar na abertura e sustentação do porta-malas e limitar o movimento. Por isso, é preciso atenção, pois, caso esteja comprometido, a tampa do porta-malas pode fechar sozinha e causar um acidente”, alerta Leandro Leite, Coordenador de Assistência Técnica da Nakata.

Ele explica que esse amortecedor utiliza gás nitrogênio injetado sob pressão, assegurando movimento suave e constante. Ao abrir a tampa do porta-malas, o nitrogênio empurra uma haste metálica, facilitando a abertura, assim, não há necessidade de fazer tanta força. Ao fechar, o nitrogênio é comprimido, levando a haste de volta à posição inicial.

De acordo com Leite, há alguns sinais e testes simples que podem ajudar o proprietário do veículo a identificar que chegou a hora da troca do amortecedor do porta-malas. “Observe comportamentos inadequados, como necessidade de muito esforço para abrir a tampa e se ela permanece aberta no final do curso”, comenta. Abrir a tampa até a metade e verificar se ela fecha sozinha também é um bom teste, pois nessa condição o correto é que a tampa permaneça na posição ou continue a abertura da tampa.

Caso a peça tenha perdido a eficiência, basta trocá-la. O custo da manutenção não é elevado e a troca relativamente simples. No canal palavra de especialista da Nakata no Youtube você encontra um vídeo dando orientações para fazer a troca de maneira segura. Mas lembre-se, sempre utilize peças de qualidade e de marcas tradicionais do mercado.

Na hora da compra da peça, a recomendação é ficar atento ao modelo correto para o veículo. Consulte antes o catálogo de aplicação da Nakata.

Esta e outras dicas podem ser conferidas no Blog Nakata no link https://blog.nakata.com.br/amortecimento-no-porta-malas-como-cuidar-e-fazer-a-manutencao/.

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Nova Ford Ranger 2024 - AGORA COM O V6 DIESEL, FICOU MAIOR E CHEGA EM AGOSTO. VALE A PENA ESPERAR?

Próximo

Tirreno apresentou linha completa de produtos para veículos leves e pesados na Automec 2023

Pular para o conteúdo