A intempérie climática que assolou o Rio Grande do Sul, em maio de 2024, prejudicou fortemente empresas do setor automotivo, seja com prejuízo estrutural em seus estabelecimentos ou em equipamentos e estoques, que permitiam o progresso das atividades.
O Sincopeças-RS vem atuando para mitigar as consequências da catástrofe desde o trabalho humanitário até o auxílio efetivo junto as empresas em busca da retomada econômica: resgates, campanha de arrecadação de verbas (pix) e doações, luta por medidas trabalhistas e tributárias, em harmonia com a Fecomércio-RS, entre outras frentes.
Dirigentes da entidade também estão visitando os atingidos buscando uma aproximação maior para observar quais são as reais necessidades. Em recente viagem ao Vale do Taquari, onde as águas devastaram bairros inteiros, foi constatado que as empresas precisam de material para trabalhar: ferramentas e peças.
“Notamos que há necessidade daquele material inicial para o retorno das atividades, pelo menos naqueles empreendimentos que conseguiram recuperar seus prédios. Queremos fazer nossa parte auxiliando onde for possível, com foco nas bases mais prejudicadas”, destaca o presidente do Sincopeças-RS, Marco Antônio Vieira Machado.
Pensando nisso, o Sincopeças-RS, com o apoio da ASDAP – Associação Sul-Brasileira dos Distribuidores de Autopeças, e o CARS – Comitê Automotivo do Rio Grande do Sul, deu início a uma campanha de incentivo de doação de peças e ferramentas junto à fabricantes para que sejam distribuídas às empresas que estão com dificuldade para retomar seus negócios.
E este trabalho de corpo a corpo já surtiu efeito. César Gustavo dos Santos e Letícia Luciane Santos Freiry, da Agropneu’s, estão doando 362 correias em V que vão para a ARAVAT – Associação dos Reparadores Automotivos do Vale do Taquari, que será ponto de concentração e fará o encaminhamento das doações. Também serão doados 48 kits da Vonder, subsidiados pelo Sincopeças-RS, compostos por ferramentas e produtos indispensáveis no dia a dia das empresas do segmento.
“Toda doação, seja para disponibilização à clientes ou ferramentas de trabalho, é uma ajuda efetiva, que no fim é transformada em dinheiro, em recurso para que as empresas possam continuar seus negócios”, frisa Machado.
Fabricantes interessados em apoiar esta campanha fazendo doações podem entrar em contato com as três entidades envolvidas pelos contatos:
Sincopeças-RS: (51) 9 9921-4970
ASDAP: (51) 3059-8034
CARS: (51) 9 9766-1661