Na última quarta-feira (29), o Sindipeças realizou uma grande celebração pelos seus 70 anos, no Clube Monte Líbano, localizado na Zona Sul da capital paulista. O evento também marcou o lançamento do livro “A revolução da indústria de veículos e de autopeças no Brasil – A partir dos anos 1980”, escrito pelo jornalista Marcos Rozen.
A obra é uma continuação de “A indústria automobilística e a 2ª revolução industrial no Brasil”, de autoria de Ramiz Gattás, que aponta a evolução do segmento de autopeças até o final da década de 1970. A publicação também foi relançada durante a cerimônia.
A comemoração contou com as presenças de Cláudio Sahad, atual presidente da entidade, e dos ex-presidentes Dan Ioschpe e Paulo Butori. Entre as autoridades presentes no evento estavam o Sr. Jorge Lima, Secretário do Desenvolvimento Econômico de São Paulo, representando o Governador Tarcísio de Freitas, Carla Morando, deputada estadual e coordenadora da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, José Luiz Gordon, diretor de desenvolvimento produtivo, inovação e comércio exterior do BNDES, e Eduardo Ággio de Sá, diretor-presidente do Detran de São Paulo.
Márcio de Lima Leite e José Maurício Andreta, líderes da Anfavea e da Fenabrave respectivamente, também prestigiaram o evento, ao lado de representantes dos DETRANs dos estados do Paraná, Bahia e Espírito Santo e demais entidades, como FIESP, ABIMAQ, ANFIR, ANDAP, SICAP, SINDIREPA, AEA, SAE, e IQA.
Além de homenagens a ex-presidentes e importantes personalidades da cadeia automotiva, como Dan Ioschpe, Paulo Butori, Mario Milani, José Eduardo Sabó, Gustavo Gattás e Vanderlei Bueno, o colaborador mais antigo do Sindipeças, o evento contou ainda com uma apresentação musical surpresa: Claudio Sahad, acompanhado pela Bela Banda, onde interpretou clássicos do jazz e da música americana.
Fundado em 1953, o Sindipeças possui uma trajetória fundamental dentro da história da indústria nacional. Em um período de consolidação da cadeia automotiva no país, a entidade desempenhou e desempenha, um papel crucial ao representar os interesses das empresas fabricantes de autopeças, ajudando a promover o fortalecimento do setor.
Ao longo de 7 décadas, a instituição atua de forma estratégica, adaptando-se às transformações e propondo iniciativas que visam o avanço tecnológico, a inovação e a competitividade. Através de parcerias, programas de capacitação e ações voltadas para o desenvolvimento, o Sindipeças tem contribuído significativamente para apontar a indústria brasileira de autopeças como referência no cenário internacional.
O evento foi organizado pela Insight Trade Comunicação e Marketing e contou com a presença de mais de 500 convidados.