Sistema de orçamentação eletrônica – por que existe tanta diferença no preço?

2 minutos de leitura

O segmento de funilaria e pintura em todo o Brasil que compreende cerca de 12 mil micro e pequenas empresas segundo o anuário Sindirepa Brasil 2021 que pode ser acessado no site www.sindirepanacional.org.br vem sofrendo fortes impactos desde o início da pandemia, e mais recentemente levou outro forte golpe com o abusivo aumento de insumos químicos necessários para uma correta reparação de veículos após terem sofrido algum tipo e colisão.

Não obstante estimamos que 50% deste total de empresas atendam por volta de 15 seguradoras em função de forte atuação na carteira de autos e entre as seguradoras e as oficinas que prestam serviços a elas encontramos um ator chamado “sistema de orçamentação eletrônica”, que independente da oficina ser ou não referenciada de alguma seguradora deveria ter o papel de auxiliar as oficinas no que tange a produtividade.

Não muito diferente dos Estados Unidos onde encontramos duas grandes empresas deste sistema CCC e Mitchell, aqui no Brasil encontramos Audatex e Cilia, destacando que convivíamos ainda com um terceiro sistema chamado Orion, mas que recentemente foi absorvido pela Audatex.

O que causa estranheza no Brasil é o sistema Audatex custar mais de US$ 340 enquanto o sistema Cilia não passa de US$ 57, causando indignação para as entidades estaduais da reparação de veículos que buscaram uma solução com a Audatex, mas onde foram esgotadas as tratativas por entenderem que esta política comercial está adequada ao nosso país e frente a concorrência, o que nos parece óbvio não estar.

O Sindirepa Brasil não vai parar de trabalhar em busca de uma solução, inclusive olhando com bons olhos o preço praticado pelo sistema Cilia, que pode aliviar os altos custos das oficinas.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Land Rover defender completa um ano de vendas no Brasil e estreia nova linha 2022

Próximo

Como realizar o diagnóstico para identificar as condições do sistema de direção

Pular para o conteúdo