A sigla SCR, que vem do inglês e traduzida significa, Redução Catalítica Seletiva é um sistema presente nos motores a diesel com ARLA 32.
O novo curso desenvolvido especialmente para a Oficina do Saber, aborda o funcionamento do Sistema SCR da linha Diesel, todos os seus componentes, montagem, desmontagem, teste prático de bancada e do sensor NOx de eficiência através de 4 videoaulas ministradas pelo especialista em veículos com motores Diesel, o Consultor Técnico Aurélio Araújo.
Esse sistema foi desenvolvido para reduzir as emissões de óxido de nitrogênio (NOx) através do pós- tratamento dos gases, quando utilizado o ARLA 32, um líquido aquoso utilizado em reservatório próprio, geralmente ao lado do tanque de combustível, que auxilia na conversão dos NOx em nitrogênio e vapor de água, minimizando a poluição, atendendo as regras de Euro V e VI (internacionais) e Proconve 7 (aqui no Brasil).
Dentre os componentes básicos do sistema SCR encontram-se dois sensores de temperatura, localizados antes e depois do sistema SCR, um sensor de NOx, a ECU, responsável por analisar os dados e controlar os atuadores, injetor e unidade de bombeamento do ARLA 32.
Segundo dados divulgados no relatório de 2022 elaborado pelo Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores, em 2021 alcançamos a marca de 2,1 milhões de unidades na frota circulante de caminhões com idade média de 11 anos e 11 meses, e se analisado por faixa etária dos veículos, 28% superam os 16 anos de uso, ou seja, é uma frota que trabalha sob condições de uso severo e com grande chance de precisar de manutenções constantes.
Um sistema SCR funcionando corretamente, pode reduzir em 95% as emissões de NOx e de 4 a 6% do dióxido de carbono, minimizando os malefícios da emissão de poluentes tanto para a saúde quanto para o meio ambiente.
“A linha pesada sempre é tratada como vilã da poluição, mas com todos os componentes bem regulados e funcionando corretamente como sonda lambda, catalisador, sensores e atuadores do sistema de emissões, esse conceito pode ser mudado.”, explica Alfredo Bastos Junior, Diretor de Marketing da MTE-THOMSON. “Atualmente existem novas tecnologias que devem e precisam ser mantidas de acordo com as normas, para contribuirmos com a preservação do meio ambiente e da saúde de todos”, finaliza.
O curso do sistema SCR mantém sua oficina atualizada e com possibilidades de mais atendimentos, promovendo diferenciação, especialização e claro, maior faturamento.
Cursos linha diesel
Além do Sistema SCR, a Oficina do Saber ainda oferece mais dois cursos para veículos da linha diesel: Testes dos conectores A e K da Volkswagen Amarok e Sistema common rail básico.
O primeiro curso dos testes de conectores da Amarok, são demonstradas as tomadas de valores dos sensores utilizando chicote, um simulador de falhas e um pinout mecânico.
Já no curso de common rail, o participante vai aprender as principais noções sobre esse sistema de injeção. São abordados também assuntos como o óleo diesel, filtros, funcionamento e ainda testes práticos no veículo para começar a dominar esse assunto, cada vez mais importante e presente dentro das oficinas mecânicas.
Vale lembrar que todos os cursos oferecidos pela MTE-THOMSON na Oficina do Saber são on-line, ou seja, podem ser realizados quando e onde melhor convier, através de computadores, smartphones ou tablets, são gratuitos e com certificado.
Estão disponíveis também mais de 30 cursos abrangendo as linhas automotiva, moto e gestão.
Para informações, aplicações e detalhes sobre produtos e lançamentos, consulte o CatE – Catálogo Eletrônico MTE entre em contato com o SIM (Serviço de Informações MTE) através do 0800 704 7277, pelo sim@mte-thomson.com.br ou ainda pelo Whatsapp (11)95559-7775, todos com atendimento em horário comercial.