O pedal de freio baixo ou esponjoso está entre os sinais de comprometimento da peça
O sistema de freio é composto por vários componentes que atuam conjuntamente para reduzir a velocidade e provocar a parada do veículo. Um dos itens que fazem parte do sistema de frenagem é o cilindro mestre que tem como função a pressurização do fluido e a distribuição através da tubulação para as quatro rodas do automóvel. “É um dos componentes que, se danificado, pode interferir na capacidade de frenagem, por isso precisa ser avaliado periodicamente junto com os demais itens do sistema de freio”, afirma Vagner Marchiniak, Consultor de Marketing de Produto da Controil.
Segundo Marchiniak, um dos problemas que podem indicar cilindro mestre danificado é pedal de freio baixo, quando o motorista pisa e encosta no assoalho. Mas, ele adverte: “Pedal baixo pode apontar também problema na regulagem das sapatas de freio, flexíveis, pinças ou êmbolos, bem como o superaquecimento do sistema de freio”.
O Consultor de Marketing de Produto da Controil, caso seja necessário substituir o cilindro mestre, recomenda atenção ao instalar novo componente. “É importante consultar o catálogo de aplicação, pois há diferenças construtivas entre cada tipo de produto. Um cilindro para veículos com módulo ABS tem êmbolos valvulados, entre outras diferenciais”, exemplifica.
Desenvolvido com acabamento perfeito e borracha de fabricação própria, o cilindro mestre Controil não apresenta rugosidade devido à excelência do processo de usinagem, que também confere elevada durabilidade.
Fonte: Verso Comunicação