Os carros elétricos (EVs), que já representam mais de 7% das vendas de veículos no Brasil, podem conter de 60 a 80 rolamentos em diversos componentes
Em um cenário em que a venda de veículos eletrificados leves no Brasil está registrando o melhor ano de sua história, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), com quase 110 mil emplacamentos até agosto, a SKF vem ganhando destaque com o desenvolvimento de um mix de soluções em rolamentos para atender às exigências deste mercado em ascensão, reforçando sua capacidade de inovação e qualidade de classe mundial.
A frota brasileira de veículos elétricos deve alcançar 3,7 milhões de unidades ao fim dos próximos dez anos, de acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), em parceria com o Ministério de Minas e Energia. “No trajeto para consolidação da inovação automotiva com sustentabilidade, os EVs se destacam como um meio para a mobilidade com baixa pegada, revolucionando a maneira como pensamos sobre o transporte. Na esteira deste progresso, a SKF assume o protagonismo na transformação da eletromobilidade no Brasil com rolamentos que desempenham um papel tecnológico fundamental nos EVs”, afirma Michel Vences, diretor comercial de Aftermarket Automotivo América Latina da SKF.
De acordo com o executivo, à medida que o setor automotivo adota a eletrificação, a demanda por componentes confiáveis e eficientes nunca foi tão alta. “Os rolamentos aplicados em carros elétricos são soluções customizadas para oferecer o melhor desempenho, conforto e dirigibilidade aos seus condutores. Para se ter uma ideia, os EVs podem conter, em média, de 60 a 80 rolamentos”, revela Michel.
Linha de rolamentos SKF em EVs
Os rolamentos de esferas são amplamente utilizados em veículos elétricos para suportar componentes rotativos. Este tipo de solução possui elementos rolantes (esferas ou rolos) que operam entre as pistas internas e externas, minimizando o atrito e permitindo um movimento suave. A SKF oferece uma linha completa de rolamentos de esferas projetados especificamente para aplicações em veículos elétricos, garantindo confiabilidade e longevidade.
A SKF aprimorou recentemente seu rolamento de esfera de alta velocidade, ideal para sistemas de acionamento de transmissão de carros elétricos, cuja próxima geração funcionará entre 20 mil a 30 mil rpm (rotações por minuto). “Construir um sistema de transmissão elétrico, eficiente e confiável, envolve um grande desafio técnico. A relação de velocidade rotacional mais alta impõe condições desafiadoras e exigentes nos rolamentos usados nas transmissões de carros elétricos. Para suportar altas velocidades e minimizar o autoaquecimento gerado pela rotação rápida, esses rolamentos requerem designs de gaiola especializados, geometria interna e características particulares de lubrificantes”, explica o executivo.
Tecnicamente, os carros elétricos apresentam maior eficiência em comparação com os veículos à combustão, tendo em vista que o princípio de funcionamento dos motores elétricos proporciona melhor aproveitamento de energia. Com uma bateria de grande capacidade de carga, a potência dos veículos elétricos é distribuída de maneira diferente, permitindo maior torque nas rodas e a percepção de mais força no motor.
“No veículo elétrico, o processo de aceleração passa por uma corrente elétrica que cria um campo magnético fazendo um rotor girar, que, por sua vez, gira o eixo das rodas através de uma transmissão de alta redução. O torque – que faz o carro ser tão forte – chega quase que instantaneamente às rodas. É exatamente esse alto torque que proporciona um arranque muito rápido nos elétricos”, pontua o executivo.
Design específico
No caso da gaiola do rolamento – que é um componente crucial para envolver os elementos rolantes, exercendo a função de guiar e reter as partes internas para garantir o espaço apropriado do lubrificante – os engenheiros da SKF trabalharam no design do produto para oferecer maior resistência ao desgaste, alta capacidade mecânica e estabilidade dimensional. “O objetivo foi aumentar a rigidez para sustentar o aumento da aceleração e da desaceleração que existe nos EVs. Além disso, conseguimos encontrar uma graxa que pudesse suportar as altas temperaturas e velocidades”, destaca Michel.
Segundo o executivo, o rolamento SKF, projetado especificamente para sistemas de transmissão elétricas, possibilita velocidades de rotação muito altas. “Isso permite maior eficiência e maior rendimento do carro elétrico. Tudo isso, a um custo menor do que aumentar o tamanho da bateria”, finaliza.
Fonte: Race Comunicação