A Stellantis acelerou o ritmo no mês de junho e consolidou sua liderança no Brasil, Argentina, Chile e América do Sul no primeiro semestre do ano. De janeiro a junho, a empresa comercializou 411 mil unidades e conquistou uma participação de 24,8% no mercado sul-americano, com um avanço de market share de 0,5 ponto percentual em relação a igual período de 2022.
A Fiat também encerrou o semestre como a marca mais vendida na América do Sul, com 244 mil unidades comercializadas e 14,1% de participação nas vendas totais da região. A marca ganhou 0,8 ponto percentual de participação de mercado em comparação com igual período do ano anterior. E fez da picape Fiat Strada o veículo mais vendido em toda a América do Sul, com mais de 53 mil unidades comercializadas.
Entre as dez marcas mais vendidas no mercado sul-americano, três são da Stellantis: além da líder Fiat, destacam-se no ranking a Jeep, com 72 mil unidades comercializadas, e Peugeot, com 53,2 mil unidades.
Entre os dez modelos mais vendidos na América do Sul no semestre, o Fiat Cronos (quarta posição) e o Peugeot 208 (nova posição) fazem companhia à líder Fiat Strada.
BRASIL
No Brasil, a Stellantis acelerou o ritmo de vendas em junho e contabilizou 59,2 mil unidades comercializadas e 32,9% de participação de mercado no mês. Com este resultado, a empresa consolidou sua liderança de mercado no primeiro semestre do ano, com 303 mil unidades emplacadas e 32,4% de participação nas vendas. A Fiat liderou o mercado nacional, emplacando cerca de 207 mil veículos e respondendo por 22,1% das vendas no Brasil. Jeep comercializou 63,4 mil unidades (6,8% de participação), Citroën e Peugeot superaram a marca de 14 mil unidades emplacadas cada uma e Ram contabilizou 4,6 mil unidades comercializadas.
Fiat alcança 23,6% de market share em junho
Junho foi um mês histórico para a Fiat. A marca foi a que mais cresceu no mercado, alcançando o recorde de participação de mercado no ano, com 23,6% (2,9 p.p acima de maio). A Fiat também registrou recordes nos volumes de vendas mensal em 2023 com Mobi, Argo, Cronos, Pulse e Fiorino. As vendas da Fiat avançaram 23,1% no mês em relação a maio, quase três vezes mais que a expansão do mercado. A marca chegou a 42.389 unidades emplacadas no mês, em desempenho impulsionado pelo programa governamental de incentivo às vendas do setor automotivo. Além de ser a marca com mais carros que se enquadram na ação, ainda reduziu o preço público de algumas versões e ofereceu bônus aos consumidores, demonstrando grande agilidade tanto nas ações de comunicação quanto em relação ao engajamento da rede de concessionários.
Com o resultado obtido no mês, a Fiat encerrou o semestre em expansão na comparação com igual período do ano anterior. A marca acumulou 22,1% de participação de mercado e quase 207 mil unidades emplacadas, um aumento de 10,5% em relação aos primeiros seis meses de 2022. No semestre, a Fiat conta com três modelos entre os dez mais vendidos, sendo a Strada a primeiríssima do ranking, com 50.544 unidades emplacadas, ficando o Argo na sétima colocação, com 31.920, e Mobi em oitavo, com 30.443.
Jeep mantém a liderança entre os SUVs no primeiro semestre
A Jeep garantiu a liderança no segmento SUV no acumulado do ano de 2023, com 63.405 carros vendidos até o fim de junho e 18,4% de participação entre os utilitários esportivos nos seis primeiros meses do ano. O Jeep Compass garantiu 30.352 unidades comercializadas, posicionando-se entre os dez veículos mais vendidos do ano no Brasil em todos os segmentos.
Citroën cresce e Novo C3 dispara nas vendas de junho
O lançamento do Novo Citroën C3 ainda não completou um ano, mas o modelo já acumula mais de 22 mil unidades vendidas no Brasil e segue garantindo sua presença no top 5 do segmento. Suas vendas impulsionam o desempenho da Citroën, que fechou o primeiro semestre do ano com 14,3 mil unidades comercializadas.
Peugeot acelera vendas em junho
A Peugeot também superou a marca de 14 mil veículos emplacados no semestre, com destaque para o modelo 208. A marca teve um forte desempenho de vendas no mês de junho, principalmente impulsionado pelo programa governamental de incentivo, combinado com condições especiais concedidas, como taxa de juros zero e parcelamento em até 72 vezes. A Peugeot cresceu 10% em junho na comparação com o mês de maio.
Ram cresce 336% no semestre
Com os 4.633 emplacamentos conquistados de janeiro a junho, a marca Ram se aproximou do resultado obtido ao longo de 2023 inteiro (5.056 unidades). Em relação aos primeiros seis meses do ano passado, o crescimento foi de 336%. A campeã de vendas continua sendo a Ram 3500, que acumulou 2.164 registros no semestre. Em junho, o destaque foi para a Ram 1500, com 247 emplacamentos, seguida da 3500 (174) e da Ram Classic (153). As três picapes ficaram entre os dez veículos mais vendidos do mercado premium no mês passado.
ARGENTINA
Sucesso do Peugeot 208 e Fiat Cronos confirma liderança na Argentina
A Stellantis encerrou o primeiro semestre celebrando a liderança de mercado e o recorde de produção das plantas de Ferreyra e El Palomar, na Argentina, durante o mês de junho. Com o bom resultado, a produção acumulada no ano ultrapassa as 88 mil unidades, posicionando a Stellantis como o maior fabricante de veículos da Argentina.
A empresa também continua a liderar o mercado argentino, com cerca de 70 mil unidades vendidas e uma participação de mercado de 31%, em que se destacam os modelos Peugeot 208 e Fiat Cronos como os mais vendidos no mês e no semestre na Argentina.
CHILE
Liderando o mercado disputado
A Stellantis assegurou sua liderança no disputado mercado chileno, com 19.226 unidades comercializadas no semestre e 12,08% de participação de mercado. A marca Peugeot é a quinta colocada no ranking do mercado chileno, com 8.863 unidades e 5,57% de participação acumulada desde janeiro. O utilitário Partner foi o terceiro modelo mais vendido no país em junho.