Stellantis anuncia investimento estratégico em cobre na Argentina, reforçando compromisso de tornar-se carbono neutra até 2038

O investimento de US$ 155 milhões na McEwen Copper ajuda a Stellantis a garantir a demanda projetada de cobre a partir de 2027

4 minutos de leitura

A Stellantis anunciou hoje investimentos de US$ 155 milhões em projeto localizado na Argentina, que contribui para o plano da Companhia de tornar-se carbono neutra até 2028. A Companhia está adquirindo participação acionária de 14,2% na McEwen Copper, subsidiária da mineradora canadense McEwen Mining, que possui os projetos Los Azules na Argentina, e Elder Creek em Nevada, nos Estados Unidos.

Com esta participação, a Stellantis será o segundo maior acionista da McEwen Copper’s, junto com a Rio Tinto, através de sua venture de tecnologia de lixiviação de cobre, Nuton. Los Azules planeja produzir 100 mil toneladas anuais de cobre cátodo com 99,9% de pureza a partir de 2027 e as reservas podem assegurar a operação por pelo menos 33 anos.

“A Stellantis pretende liderar a indústria com o compromisso de ser carbono neutra até 2038 – uma meta que exige inovação e redefinição completa de todo o negócio”, disse Carlos Tavares, CEO da Stellantis. “Estamos dando passos importantes na Argentina e no Brasil, com o objetivo de descarbonizar a mobilidade e de assegurar suprimentos estratégicos de matérias-primas necessárias ao sucesso dos planos globais de eletrificação da Companhia”, acrescentou.

O cobre é uma matéria-primeira estratégica para o futuro da mobilidade elétrica e estima-se que a demanda global pelo metal condutor triplicará nos próximos anos. Ao fazer este investimento em um dos 10 maiores projetos internacionais em desenvolvimento desta commodity, a Stellantis poderá suprir parte da demanda de cobre projetada a partir de 2027.

“Stellantis e McEwen são parceiros ideais para um grande projeto como Los Azules. Juntos, compartilhamos a visão de construir uma mina para o futuro com base em princípios regenerativos e tecnologias inovadoras, que podem atingir emissões líquidas zero de carbono até 2038. Temos o compromisso de à Argentina e ao mundo entregar cobre de modo sustentável, um produto que contribua para a eletrificação do transporte e a proteção de nossa atmosfera”, disse Rob McEwen, Chief Executive da McEwen Copper.

O anúncio reforça a participação da América do Sul na implementação do plano estratégico de longo prazo Dare Forward 2030, comprometido com a liberdade de mobilidade.

Como parte do plano estratégico Dare Forward 2030, a Stellantis prevê atingir 100% de participação de veículos elétricos (BEV) no mix de vendas de carros de passeio na Europa e de 50% no mix de vendas de carros de passeio e comerciais leves nos Estados Unidos até 2030. Na Brasil, a participação dos veículos de baixas emissões (LEV) será de aproximadamente 20% até o final da década. O plano está ancorado em uma ambiciosa estratégia de descarbonização consistente com recomendações baseadas na ciência. Por meio de metas agressivas e claras, estabelece cortes profundos nas emissões para reduzir o CO2 pela metade até 2030, comparando as métricas de 2021 e colocando a empresa no caminho certo para alcançar carbono líquido zero até 2038.

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Marcopolo Rail destaca suas principais soluções sobre trilhos na NT Expo 2023

Próximo

Programa de capacitação do CONAREM alcança 11 mil inscritos por todo país

Pular para o conteúdo