A Stellantis consolidou sua liderança no mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves, ao emplacar 58.847 veículos em maio, alcançando uma participação de mercado de 33,4%. Entre os dez modelos mais vendidos no Brasil, cinco são da Stellantis: os Fiat Argo, Strada e Mobi, que ocupam as três primeiras posições no ranking geral, seguido pelo Jeep Renegade, o quarto modelo mais vendido no Brasil no mês. O Jeep Compass completa a lista de veículos do grupo entre os mais vendidos.
No acumulado do ano, a Stellantis soma 255.446 unidades vendidas, com 30,4% de participação de mercado. No período de janeiro a maio, Fiat Strada é o veículo mais emplacado no país. Entre os dez mais vendidos no ranking geral, destacam-se os Fiat Argo, Mobi e Toro e os Jeep Renegade e Compass.
A Stellantis também lidera o mercado na Argentina e na América do Sul. No acumulado do ano, acumula 27,1% de participação no mercado argentino e responde por 23% das vendas totais na América do Sul.
Fiat lidera pelo quinto mês consecutivo
A marca Fiat encerrou maio na liderança de mercado pelo quinto mês consecutivo, com 23% de participação de mercado, no melhor desempenho desde março de 2014, quando alcançou 23,5%. O Fiat Argo foi o carro mais vendido no mês com 10.929 unidades emplacadas, um recorde desde o seu lançamento. A picape Fiat Strada e Mobi encerraram o mês na segunda e terceira posições, respectivamente, assegurando para a marca Fiat as três primeiras posições de liderança entre os líderes de vendas.
No acumulado do ano, a Fiat ampliou sua liderança com 21,3% de participação de mercado, superando a marca de 179 mil unidades vendidas, sendo a marca que mais cresce no mercado, com avanço de 6,9 pontos percentuais em relação a igual período de 2020.
Fiat Strada se consolidou como o veículo mais vendido do Brasil em 2021, com 51.369 unidades vendidas e 6,1% de participação nas vendas totais. E a Fiat é a marca com mais modelos entre os dez mais vendidos do ano, com Strada, Argo, Mobi e Toro.
O bom desempenho se repete em vários segmentos. Fiat lidera entre as picapes, com 54,9% do mercado no acumulado ano. A marca liderou pelo nono mês consecutivo o segmento hatch, e com recorde de participação de 38,9% das vendas em maio.
Jeep alcança melhor participação de mercado e Renegade tem recorde de vendas
Maio foi um mês histórico para a Jeep®, que alcançou a sua melhor participação de mercado de todos os tempos, com 7,7% de market share na indústria. Também obteve excelente desempenho no segmento de SUVs, com uma fatia de 22,9%. Além disso, os modelos Renegade e Compass foram mais uma vez líderes nas suas categorias.
O Jeep Renegade detém a liderança entre os SUVs tanto do mês quanto do acumulado de 2021. E em maio, o utilitário esportivo alcançou cerca de 18% das vendas em seu segmento, com um recorde de vendas no ano com 7.361 unidades, e ainda está presente no pódio dos veículos mais vendidos do País, ocupando a quarta posição.
Destaque entre os SUVs médios, o Compass, que teve sua nova geração lançada em 28 de abril, conquistou um importante feito em maio: ultrapassou a marca de 250 mil unidades vendidas desde o seu lançamento. No mesmo mês, o utilitário esportivo mais tecnológico fabricado no Brasil teve 6.136 unidades comercializadas e segue líder de seu segmento no mês e no ano.
Marca Ram tem mês recorde no Brasil
O mês foi muito especial a marca Ram, que obteve o melhor resultado desde 2005, com 404 unidades emplacadas. Em seu primeiro mês cheio de mercado, a Ram 1500 alcançou 197 unidades vendidas, enquanto Ram 2500 emplacou 207 unidades. A Ram garantiu 9,8% de participação de mercado entre as marcas de prestígio em maio, concorrendo contra sedãs e SUVs de alto padrão.
Peugeot registra melhor mês de vendas
Em maio, a Peugeot registrou 2.527 veículos vendidos e 1,4% de participação de mercado, em seu melhor desempenho de vendas de veículos desde novembro de 2017. No acumulado de janeiro a maio desse ano, a Peugeot cresceu 131,4% em volume de vendas quando comparado ao mesmo período do ano passado, totalizando 8.910 veículos.
Citroën acelera em relação a abril
A marca Citroën emplacou em maio 1.906 unidades, com um market share de 1,1%. A participação mercado da marca avançou 0,1 ponto percentual na comparação com abril.