Faurecia, uma empresa do grupo FORVIA, Michelin e Stellantis anunciam a assinatura de um acordo vinculativo para a Stellantis adquirir 33,3% de participação da Symbio, uma líder em mobilidade a hidrogênio de emissão zero. Faurecia e Michelin permanecerão acionistas com 33,3% de participação cada.
O anúncio é um passo significativo na descarbonização da indústria de mobilidade e ilustra a excelência tecnológica da Symbio em inovações de células de combustível de hidrogênio. A adição da Stellantis como acionista impulsionará o desenvolvimento da Symbio na Europa e nos EUA.
“A aquisição de uma participação igual na Symbio reforçará nossa posição de liderança em veículos movidos a hidrogênio, apoiando nossa produção de vans com célula de combustível na França, e também serve como um complemento perfeito para nosso crescente portfólio de veículos elétricos a bateria”, disse Carlos Tavares, CEO da Stellantis. “À medida que avançamos em nosso plano Dare Forward 2030 e avançamos para nos tornar carbono zero até 2038, estamos considerando todas as ferramentas tecnológicas ao nosso alcance para combater o aquecimento global. Células de combustível de hidrogênio são necessárias e o Symbio se tornará um participante importante na batalha para proteger as gerações futuras
A Symbio planeja produzir 50 mil células de combustível por ano até 2025, alavancando sua gigafábrica de última geração em Saint-Fons, que iniciará a produção no segundo semestre de 2023. Em 2022, a Symbio anunciou a implementação de seu projeto HyMotive destinado a acelerar a industrialização e o desenvolvimento de inovações disruptivas, um projeto que permitirá à empresa atingir uma capacidade de produção anual total na França de 100 mil sistemas até 2028 com a criação de mil empregos na França.
“Estamos muito satisfeitos com esta transação que aumenta ainda mais as capacidades da Symbio e dará impulso adicional à joint venture. A Symbio está agora perfeitamente equipada para ampliar e expandir sua liderança fora da Europa, em um momento em que a indústria automotiva está acelerando em direção a emissões zero”, disse Patrick Koller, CEO da Faurecia. “Este acordo beneficia todas as partes e permite que a FORVIA confirme seu status de líder global em mobilidade limpa.
“A entrada da Stellantis no capital da Symbio é um enorme impulsionador de desenvolvimento para nossa filial conjunta”, disse Florent Menegaux, CEO da Michelin. “É também uma demonstração perfeita de que a tecnologia de células de combustível é essencial para que a indústria automotiva tenha sucesso na eletrificação da mobilidade, principalmente para uso profissional. A Stellantis já é uma parceira preferencial e será uma participante importante conosco no futuro. Por fim, esta transação reforça a convicção que a Michelin tem há muitos anos: o hidrogênio será sem dúvida uma das soluções para a descarbonização.”
A transação está sujeita às aprovações regulatórias habituais. O fechamento está previsto para o terceiro trimestre de 2023.