Stellantis amplia a liderança no mercado de automóveis e veículos comerciais leves no Brasil, Argentina e América do Sul, encerrando o mês de julho com 24.1% de participação de mercado na região, o melhor desde dezembro no ano passado.
Com 86,7 mil emplacamentos, o crescimento nas vendas no mercado sul-americano representa um aumento de 16 mil unidades vendidas em comparação ao mês anterior. De janeiro a julho, a Stellantis comercializou mais de 490 mil veículos, o que equivale a 22,9% de market share no acumulado do ano.
No Brasil, a empresa também garantiu o primeiro lugar ao emplacar 71,2 mil unidades, um crescimento de 14 mil emplacamentos em relação ao mês de junho, atingindo 31,2% de market share. No acumulado do ano, a Stellantis comercializou mais de 388 mil unidades no mercado brasileiro, conquistando 29,6% de market share.
A empresa também manteve sua liderança na Argentina, com 10,8 mil unidades vendidas, um aumento de 3 mil veículos em relação ao mês anterior. De janeiro a julho, foram registrados 64,4 mil emplacamentos no mercado argentino, com uma participação de 30,1%.
Fiat Strada alcança desempenho histórico
Em julho, a Fiat liderou mais uma vez o mercado brasileiro e um dos grandes destaques da marca foi a Strada. O modelo, que detém o título de veículo mais vendido do Brasil, obteve desempenho histórico com 14.192 emplacamentos, seu maior volume de emplacamentos desde setembro de 2014.
No mês, a Fiat emplacou 50.475 unidades e conquistou 22,1% de market share, com crescimento de 3,3 p.p em participação comparado ao mês anterior. Quando o assunto é o acumulado do ano, a Fiat também é líder de mercado, com 20,7% de market share e 270.930 unidades emplacadas, o que representa 65.191 unidades à frente da segunda colocada.
Para completar, a Fiat emplacou três modelos no ranking geral dos 10 mais comercializados do país: a Strada com a medalha de ouro, o Argo com o bronze e 8.663 unidades vendidas, e o Mobi alcançou a oitava posição com 6.807 emplacamentos.
No acumulado do ano, a Strada também retomou o posto de veículo mais vendido do Brasil, com 70.793 unidades emplacadas. Totalizando três carros no top 10 mais vendidos do país: Argo, com 48.289 unidades emplacadas, e Mobi, com 39.047 carros vendidos.
Ram supera vendas de 2023
No mês de julho, a marca registrou 2.753 picapes vendidas no país e 1,2% de participação no mercado total. Já no acumulado do ano, a Ram comercializou 17.469 picapes, um crescimento de 226% em relação ao mesmo período do ano passado e uma participação de 1,3%, considerando o mercado total de veículos de passeio e comerciais leves.
A Rampage segue como destaque nas vendas da marca, com 2.136 unidades emplacadas em julho e um lugar entre as Top 5 picapes da concorrida categoria de picapes compactas e médias. No acumulado do ano, o modelo já conta com mais de 13.500 emplacamentos.
Líder absoluta entre as picapes grandes, a Ram comercializou em julho 617 unidades nessa categoria, entre Classic, 1500, 2500 e 3500. Se considerarmos os sete primeiros meses do ano, as vendas neste segmento de gigantes chegam a 3.959 unidades e uma participação de 77% no segmento.
Jeep conquista melhor desempenho do ano
Em julho, a marca obteve 12.193 emplacamentos, o maior desde agosto de 2023, representando um aumento de 2 mil carros em relação ao mês anterior. Além disso, a marca conquistou 5,3% da fatia de mercado. Com esses números, a Jeep ultrapassou 60 mil carros emplacados no ano, totalizando 66.023 unidades até o momento.
O Renegade obteve 5.757 unidades – o maior dos últimos três anos e que corresponde a um aumento de 1,2 mil carros em relação a junho. Além disso, o modelo correspondeu por 9,7% do mercado de SUVs compactos em julho, a mais alta participação desde agosto de 2023, com um crescimento de 0,6 pontos percentuais em comparação ao mês anterior.
O Compass também se destacou e cresceu o volume de vendas, com 4.729 veículos comercializados e 26,2% de participação em seu segmento em julho. Já o Commander alcançou resultados expressivos em julho. Com 1.696 unidades emplacadas, o volume foi o maior desde novembro de 2023. O modelo também conquistou 15,6% do segmento de SUVs grandes.