Amanhã, quarta-feira dia 04/05, o Banco Central do Brasil se reúne para definir a nova taxa de juros da economia brasileira.
Hoje em 11,75% ao ano, de acordo com as expectativas do mercado, a taxa Selic deve subir mais 1%.
Selic elevada, Ibovespa em baixa. Investidores atraídos pelas altas taxas de juros da renda fixa acabam diminuindo suas posições em renda variável exatamente pela busca de menor exposição ao risco e melhores rendimentos nos títulos de renda fixa.
Mas este movimento não ocorre apenas no Brasil. Nos EUA, considerado uma das maiores economias do mundo e um dos países mais seguros para se investir, a situação não é diferente.
Com a maior inflação vista nos últimos 40 anos, o FED, banco central americano, também se reunirá nesta quarta-feira para decidir o rumo da taxa de juros da economia.
Este aumento faz com que investidores estrangeiros que antes buscavam oportunidades nos países subdesenvolvidos, migrem seus recursos para os títulos americanos.
E a consequência desta saída de recursos do país é a alta do dólar frente ao real.
Esse é um momento de muita cautela na hora de assumir riscos nos investimentos ou mesmo de assumir novos contratos de crédito que devem ter suas taxas de juros elevadas também.