Sustentabilidade no setor automotivo: com novas embalagens, OSRAM vai evitar mais de 200t de resíduo plástico

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Empresa desenvolve uma campanha de embalagens sem plásticos na Europa e Brasil, dando início a uma agenda cada vez mais sustentável no segmento automotivo

À medida que a sustentabilidade e as mudanças climáticas se tornam assuntos centrais em diversos setores da indústria, empresas automotivas têm reformulado processos e produtos para minimizar os impactos ambientais e introduzir práticas mais conscientes. Segundo estudo da IBM, 77% dos consumidores afirmam que desejam fazer escolhas mais sustentáveis e 49% estão dispostos a pagar um valor adicional – uma média de 59% a mais – por produtos que sejam rotulados como sustentáveis ou socialmente responsáveis.
 

Temas como economia circular, descarbonização e agenda sustentável estão cada vez mais inseridos no vocabulário da indústria, e muito se fala sobre a construção de políticas e ações de ESG em grandes organizações do setor automotivo. Mas como será que esse segmento coloca essas iniciativas em prática?
 

Um bom exemplo é a iniciativa da OSRAM, líder global em iluminação automotiva, que implementou mudanças em suas embalagens como parte de um compromisso com a sustentabilidade. Com a troca para materiais recicláveis e a eliminação de plástico nas embalagens, cerca de 225 toneladas de resíduos serão evitadas por ano na Europa.
 

“Esta é uma ação concreta dentro do nosso compromisso de reduzir emissões e minimizar impactos ambientais. Existe um novo padrão de consumo no setor automotivo estabelecido, os produtos passaram a ser capazes de atender não apenas aos critérios de eficiência e segurança, mas também de demonstrar um profundo respeito pelo meio ambiente e suas urgências”, destaca Ricardo Leptich, CEO da OSRAM.
 

“Aderir iniciativas sustentáveis pavimenta o caminho para um futuro mais verde e sustentável no segmento, no qual a sustentabilidade deve se fazer presente em todos os aspectos do negócio”, afirma.
 

Outra questão primordial para a empresa que enfatiza a abordagem “evitar, reduzir, compensar”, adotada em seu planejamento estratégico, é a redução nas emissões de carbono. Para a OSRAM, a meta é diminuir em até 80% as emissões até 2030 nas cadeias de produção e logística.
  “Precisamos lembrar que o último relatório da ONU sobre a emissões de gases de efeito estufa em 2024 trouxe um alerta para a discrepância crescente entre as metas estabelecidas e o progresso real da descarbonização. O objetivo de limitar o aumento de temperatura global a 1,5°C até o fim do século só será atingido com reduções imediatas e agressivas, com uma queda de 42% nas emissões globais até 2030 e de 57% até 2035”, finaliza Leptich.

Fonte: Image 360

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