SUVs e Pick-ups tornam-se os veículos favoritos dos brasileiros

4 minutos de leitura

Uma vez preferidos e mais visados pelos brasileiros, os automóveis Hatch e Sedan vêm, cada vez mais, perdendo espaço para outros tipos de carroceria na preferência dos consumidores por carros 0km. O Mercado Livre, em seu estudo trimestral de veículos, identificou que modelos SUV e pick-up foram responsáveis por 56% da procura (acessos a anúncios) por automóveis novos, no primeiro trimestre de 2022.

As SUVs destronaram os Hatchs na liderança e foram responsáveis por 33% das visitas em anúncios, já as pick-ups aparecem na segunda posição, com 23% da procura, apesar de serem apenas o quarto tipo de carroceria mais anunciado. Entre os modelos mais procurados, as duas primeiras colocações ficam com duas caminhonetes: Toro e Strada, ambas fabricadas pela Fiat. 

“A transição dos Hatchs e Sedans para outros carros vêm com as mudanças na forma como as pessoas se locomovem, em especial nos centros urbanos, com os aplicativos de carona consolidados como alternativa modal junto ao transporte público. Vemos, então, um crescimento na demanda por automóveis de ticket médio maior, para circunstâncias em que os consumidores não abrem mão do carro, como SUVs, maiores e mais confortáveis para quem busca o ‘carro da família’, e pick-ups, para quem usa o carro para o trabalho, por exemplo. Entre os 5 modelos mais procurados, temos três caminhonetes e uma SUV”, conta Luciano Ávila, head de Motors do Mercado Livre. “Conforme as necessidades dos consumidores vão se modificando, elas se transmitem não apenas nessa demanda da parte dos compradores, mas também nas ofertas das marcas, que já direcionam a esses modelos seus esforços e novos lançamentos”, completa.

Entre os veículos seminovos, o domínio ainda é dos Hatchs e Sedans, com 29,5% e 23,6% da procura, respectivamente. Entretanto, as SUVs já aparecem na terceira posição, com 16,8% dos acessos em anúncios. Isso mostra que, apesar de Hatchs e Sedans comporem grande parte da frota nas ruas, esses outros tipos de carroceria ganham terreno entre quem procura um automóvel.

Demanda por tipo de carrocería

Seminovos0km
Hatch (29%)SUV (33%)
Sedan (24%)Pick-up (23%)
SUV (17%) Hatch (14,6%)

Marcas e modelos preferidos

Com a demanda puxada por Toro e Strada, a Fiat lidera as buscas entre as marcas, seguida por Chevrolet e Toyota. O maior crescimento na procura foi apresentado pela Jeep, levada por modelos como o Renegade e o Compass, que saiu da décima para a quinta posição no número de acessos em anúncios em relação ao mesmo período do ano anterior. Entre os seminovos, a demanda segue estável em relação ao período comparativo, com Chevrolet, Fiat e Volkswagen nas primeiras posições, respectivamente. 

Entre os carros 0km, os modelos mais procurados são Fiat Toro, Fiat Strada e Chevrolet Onix. A Toro foi o veículo com maior crescimento em relação ao ano anterior, quando sequer constava entre os três modelos mais visados. E, evidenciando o crescimento da Jeep, o Compass aparece na quarta colocação, com procura semelhante ao Onix. Entre os seminovos, Honda Civic, VW Gol e Toyota Corolla mantiveram as três primeiras colocações. 

O Estudo completo, incluindo esses e outros dados a partir de oferta, demanda e intenção de compra dos consumidores, está disponível neste link.

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Checklist ajuda na "saúde" da frota e reduz gastos com a manutenção dos caminhões

Próximo

Conheça o Black Vermilion, a versão limitada da BMW X6

Pular para o conteúdo