Manter uma motocicleta em perfeito estado é essencial para garantir segurança e desempenho, além de prolongar sua vida útil. Um dos componentes, que muitas vezes é negligenciado pelos motoristas de motos, é o filtro de ar, que tem influência direta no consumo de combustível e na potência, alerta a Tecfil, maior fabricante de filtros da América Latina.
Plinio Fazol, gerente de Marketing e de Desenvolvimento de Novos Produtos da Tecfil, explica que o filtro de ar tem a função de bloquear partículas indesejadas presentes no ar, impedindo que impurezas entrem no motor das motos. “O filtro de ar em condições ideais ajuda a assegurar o desempenho otimizado do motor, evitando problemas como consumo excessivo de combustível, superaquecimento, perda de potência e aumento das emissões de gases poluentes”, diz.
A frequência de substituição do filtro de ar pode variar conforme o tipo de uso da motocicleta e as condições nas quais ela transita. Para quem circula frequentemente em áreas de poeira ou tráfego intenso, a verificação deve ser feita com maior regularidade. E o manual do proprietário é uma importante referência, e deve ser consultado para seguir as recomendações do fabricante.
Fazol chama atenção também para os dois tipos diferentes de filtros de ar para motocicletas existentes no mercado: os com meio filtrante e os de espuma. O filtro do ar com meio filtrante se destaca pela melhor filtração e pela maior eficiência de filtragem de ar em comparação ao de espuma. Ele retém as impurezas e permite uma passagem de ar mais eficiente, benefício este que contribui para um desempenho geral superior da motocicleta.
Além disso, o filtro do ar com meio filtrante tem um indicador natural de troca. “Quando saturado, bloqueia a passagem de ar, sinalizando a necessidade de substituição, ao contrário do filtro de espuma, que segue permitindo a entrada de sujeira no motor”, explica o gerente de Marketing e de Desenvolvimento de Novos Produtos da Tecfil.
Já o filtro de espuma, embora seja o filtro original em muitas motocicletas, apresenta desvantagens significativas. Segundo Fazol, o fluxo de ar pode ser irregular e resultar em combustão desigual, baixa eficiência permitindo a passagem de impurezas e aumento do consumo de combustível devido ao esforço adicional do motor. “Quando saturado, o filtro de espuma perde eficácia na filtração, fazendo com que impurezas alcancem o motor, causem potenciais danos e reduzam a eficiência geral”, diz.
A Tecfil conta com um extenso portfólio de filtros para motocicletas, cobrindo 85% da frota nacional e oferecendo 116 aplicações para a linha ARM (Filtro de Ar para Moto). “A abrangência do nosso portfólio garante o atendimento às necessidades dos nossos consumidores”, conclui Fazol.
Fonte: Reparação Automotiva