Técnicas para lavar o motor do veículo de forma segura

Limpeza do motor do automóvel requer cuidados para não comprometer componentes da eletrônica embarcada

3 minutos de leitura

Após as viagens das festas de final de ano, é hora de alguns cuidados com o veículo, como levá-lo a uma empresa especializada de lavagem, não só para uma limpeza externa como também interna e, em alguns casos, até uma limpeza no motor. Devido ao excesso de poeira e resíduos, estradas de terra e praia podem ser bem agressivas para os sistemas automotivos. Mas, é preciso ficar atento, pois o velho de hábito de lavar motor pode trazer sérios problemas para o desempenho do veículo. “A prática de lavar o motor do automóvel é bem antiga e, alguns anos atras, o risco de ter algum problema no desempenho do veículo era pequeno, pois o carro não tinha nenhum tipo de el etrônica embarcada. Só era necessário cuidar para não molhar o alternador ou dínamo,  bateria, motor de partida  e distribuidor”, comenta Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata. Segundo Silva, atualmente, os carros são verdadeiros computadores sobre rodas já que possuem numerosos sensores, módulos eletrônicos e caixa de fusíveis no compartimento do motor.

A recomendação para aqueles que se incomodam com a sujeira acumulada no motor ou no caso de ser necessário para identificar possíveis defeitos na parte mecânica é procurar empresas especializadas na lavagem do compartimento do motor para não comprometer nenhum dos componentes eletrônicos. De acordo com o gerente, uma das opções para a limpeza do motor é a técnica a vapor já que utiliza água apenas para umidificar e desengraxar o motor e dar bom acabamento e, na hora da limpeza, as empresas especializadas avaliam se há necessidade ou não aplicar algum produto, além do vapor. Há também a limpeza a seco, realizada com panos de microfibra, pincéis e xampus específicos. “Por questão de segurança e também para garantir que a lavagem não seja prejudicial aos componentes eletrônicos, o ideal é sempre procurar o apoio profissional de empresas especializadas”, conclui.

Para conferir esta e outras dicas de manutenção, basta acessar o canal no YouTube da Nakata no endereço: https://www.youtube.com/watch?v=koKeTU-kGmc&t=137s

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Sindipeças divulga agenda de cursos 2022. Associados têm descontos

Próximo

E começamos o ano de 2022...

Pular para o conteúdo