O setor de varejo está entrando no período mais movimentado do ano. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), as vendas do Natal devem movimentar R$ 34,3 bilhões no comércio varejista neste ano. Conforme as vitrines são organizadas, também cresce a preocupação com a segurança dos consumidores e das instalações. A Pesquisa Abrappe de Perdas no Varejo Brasileiro mostra que os varejistas perderam R$ 23,26 bilhões no ano passado – os furtos externos representam 24% do montante, enquanto furtos internos representam 13%.
Assim, é essencial que o setor de varejo se prepare para todas as eventualidades e, conforme o Natal se aproxima, é a hora de implementar medidas de segurança física e processos internos adequados para garantir compras de fim de ano mais seguras. De acordo com o gerente de soluções da Axis, Sergio Fukushima, as considerações devem começar no perímetro para garantir que as lojas e centros de distribuição não se tornem um ímã para os criminosos.
O monitoramento por vídeo inteligente começa no perímetro
Escolher a tecnologia certa para se proteger contra tais ameaças é essencial para evitar chamados desnecessários. A combinação de câmeras de monitoramento por vídeo e análises, como software de detecção humana, expandiu drasticamente os recursos de segurança disponíveis para o varejo, que agora é capaz de proteger de forma abrangente o perímetro externo, áreas de estacionamento e armazenamento com uma variedade de soluções.
De fato, muitos varejistas estão percebendo os benefícios de integrar soluções de segurança de maneira ampla e visível para impedir atividades criminosas em potencial. Hoje, as câmeras de rede são capazes de produzir imagens altamente detalhadas, mesmo em condições climáticas adversas e até no escuro, sem criar falsos alertas. Baseadas em inteligência artificial (IA), as câmeras podem melhorar significativamente a capacidade de detectar apenas atividades que exijam uma resposta.
Cada vez mais, a tendência é combinar dados visuais com outras fontes, como detecção de radar ou câmeras térmicas, pode melhorar ainda mais os recursos de detecção, capturando informações adicionais, como direção e velocidade de deslocamento e o número de intrusos, para definir a melhor e mais segura resposta. Aprimorado com softwares de análise de borda capazes de identificar pessoas ou veículos que se aproximam das instalações, as câmeras podem disparar uma resposta padronizada como um impedimento, como luzes e avisos de áudio IP.
Captura, gerenciamento e resposta de vídeo
Os dados gerados pelas câmeras podem ser analisados por meio de software VMS de modo centralizado ou até mesmo por meio de um dispositivo móvel. Dessa maneira, além da segurança, os benefícios alcançam o gerenciamento de alertas para proteger áreas prioritárias. Em caso de incidentes, as imagens ainda desempenham um papel importante de respaldo aos varejistas, além de auxiliar a investigação e até quando o trabalho da seguradora é necessário.
Com o avanço da tecnologia, as imagens em alta resolução e seguras podem virar provas nos tribunais. O vídeo preciso e de alta qualidade configurado com regras e parâmetros também diminui a chance de alarmes falsos (falsos positivos), o que significa que os operadores não são implantados desnecessariamente para investigar, sendo acionados apenas quando verdadeiramente solicitados.
Controle de acesso pessoal
Os sistemas de controle de acesso que usam monitoramento por vídeo como um segundo fator de autenticação podem ser uma ferramenta poderosa para proteger com eficácia os pontos de entrada e saída de alto risco. A admissão da equipe pode ser monitorada cuidadosamente, com tentativas de acesso concedidas ou rejeitadas com base em uma combinação de credenciais e verificação de câmera de vídeo.
Deste modo, o uso de tecnologias de controle de acesso sem contato, que fizeram a diferença durante os períodos mais restritivos da pandemia, podem acelerar a maturidade digital das empresas e permitir com que funcionários não necessitem mais procurar credenciais quando estiverem carregando produtos ou fora das instalações – tempo que pode ser o suficiente para criar situações de vulnerabilidade.
Além disso, é comum que criminosos procurem pontos de acesso desprotegidos da equipe, caso tenham sido contornados. Aqui, novamente, um sistema de controle de acesso com autenticação de dois fatores e registros de entrada e saída garante que apenas aqueles com autorização sejam admitidos. Da mesma forma, a tecnologia de reconhecimento automático de matrículas (ANPR) instalada nas barreiras centrais de um parque logístico pode detectar veículos suspeitos e impedir a entrada.
Soma-se às tecnologias, o áudio IP, que pode atuar para afastar possíveis intrusos ou outras ameaças internas, com anúncios de áudio pré-gravados ou ao vivo informando que aquela situação está sendo monitorada. As soluções de áudio IP podem ser acionadas em resposta aos dados da câmera de monitoramento, enquanto as notificações, enviadas ao pessoal de segurança por meio de dispositivo móvel, permitem uma ação rápida quando necessário.
Assim, a combinação entre monitoramento por vídeo de alta qualidade, controle de acesso e soluções de áudio IP são a chave para um varejo mais inteligente e seguro durante a época mais importante – e lucrativa – do varejo. Além de efetiva, as soluções oferecem escalabilidade para incorporar novos recursos. O setor de varejo pode ficar tranquilo sabendo que lojas, shopping centers, centros de distribuição e depósitos estão mais seguros. Após um período difícil durante a pandemia, o segmento merece um Natal lucrativo e sem estresse para gerentes, funcionários e clientes.
Para mais informações sobre soluções da Axis Communications, acesse: https://www.axis.com/pt-br/solutions/retail