A Toyota Motor Corporation anunciou que, para a realização de uma sociedade de mobilidade neutra em carbono, está desenvolvendo um novo motor a hidrogênio. O propulsor foi instalado em um veículo de corrida baseado no Corolla Sport, que estará na Corrida de 24 horas Super Taikyu Series 2021, em maio, no Japão.
Veículos eletrificados movidos a células de combustível (FCEVs), como o Mirai, usam uma célula de combustível na qual o hidrogênio reage quimicamente com o oxigênio no ar para produzir eletricidade que alimenta um motor elétrico. Enquanto isso, os motores geram energia através da combustão de hidrogênio usando sistemas de fornecimento de combustível e injeção que foram modificados daqueles usados com motores a gasolina.
Exceto pela combustão de quantidades minúsculas de óleo do motor durante a condução, que também é o caso dos motores a gasolina, os motores a hidrogênio emitem zero CO2 quando em uso.
A Toyota está há muito tempo empenhada na inovação da tecnologia de seus motores. Além disso, está aplicando em veículos de produção as tecnologias que têm continuado a refinar através de suas participações no automobilismo. E quando se trata de segurança, a Toyota pretende aplicar as tecnologias e o know-how que acumulou através do desenvolvimento de veículos a célula de combustível e da comercialização do Mirai.
O veículo de corrida com motor a hidrogênio será abastecido durante as corridas usando hidrogênio produzido no Campo de Pesquisa de Energia de Hidrogênio de Fukushima.
Alcançando a neutralidade de carbono, a Toyota vem fortalecendo seus esforços, com o objetivo de promover o uso de hidrogênio através da popularização de FCEVs e inúmeros outros produtos movidos a células de combustível.
MWM celebra 4,5 milhões de motores produzidos
No ano em que celebra o marco de 4,5 milhões de motores produzidos no Brasil, a MWM, fabricante de motores diesel e grupos geradores de energia, chega aos 68 anos na vanguarda em tecnologia em motorização diesel, peças para o mercado de reposição e, também, na fabricação de Grupos Geradores de Energia no Brasil.
Os motores MWM vão de 2.9 a 7.2 litros, atendem as mais rígidas normas nacionais e internacionais de emissões de poluentes e são desenvolvidos pela engenharia brasileira, testados e validados no centro tecnológico da companhia localizado em Santo Amaro – SP, o que garante aos clientes alto nível de nacionalização e customização para atender as mais variadas necessidades dos mercados onde atuam. Os motores MWM atendem aos segmentos veicular, agrícola, construção, geração de energia, industrial e marítimo.
O negócio de geradores MWM também está em plena expansão. Somente nos primeiros 5 meses do ano fiscal (Nov-20 a Mar-21), a empresa celebrou um crescimento de mais de 265% no faturamento, quando comparado ao mesmo período do ano fiscal anterior, com comercialização no Brasil e nas exportações para países da América Latina, África, Europa e Oriente Médio.
Os grupos geradores diesel MWM vão de 10 a 1.000 kVA em 50 Hz e de 12.5 a 1.250 kVA em 60 Hz e os geradores a gás natural, vão de 80 a 620 kVA em 50 e 60Hz.
Além dos motores e grupos geradores a MWM conta com um abrangente portfólio de peças de reposição, disponibilizados em 3 linhas de produtos: Peças Genuínas, Opcionais e Master Parts® (Multimarcas). Em 2021, a empresa espera lançar mais de 300 novos itens para o mercado de reposição.
Daimler e Volvo apresentam joint venture de células de combustível
Duas companhias líderes da indústria de veículos comerciais – o Grupo Daimler e o Grupo Volvo – definiram oficialmente seu plano de ação pioneiro para a nova joint venture de células de combustível, a “cellcentric GmbH & Co. KG”, como parte de um compromisso do setor para acelerar o uso de células de combustível baseadas em hidrogênio para veículos pesados de longa distância e outras aplicações.
Com a ambição de se tornar uma fabricante global líder de sistemas de células de combustível, a “cellcentric” construirá uma das maiores unidades de produção em série de sistemas de células de combustível da Europa, com início de produção programado para 2025. E, para agilizar o lançamento das células de combustível baseadas em hidrogênio, as duas acionistas da joint venture pedem por uma estrutura de políticas de hidrogênio harmonizadas na União Europeia em apoio à tecnologia, para que se torne uma solução comercial viável.
Projetada para ajudar a cumprir as metas de 2050 para um transporte sustentável e uma Europa neutra de emissões de carbono, como parte do Acordo Verde Europeu, a “cellcentric” desenvolverá, produzirá e comercializará sistemas de células de combustível para veículos pesados de longa distância e outras aplicações. A joint venture poderá se beneficiar com décadas de expertise e trabalho de desenvolvimento do Grupo Daimler e do Grupo Volvo.
De acordo com o Grupo Daimler e com o Grupo Volvo, caminhões elétricos movidos a bateria e caminhões movidos por células de combustível baseadas em hidrogênio se complementarão dependendo do caso individual de uso requerido pelos clientes. A energia obtida por meio de baterias será mais utilizada para cargas mais leves e para distâncias mais curtas, enquanto a energia das células de combustível tende a ser a opção preferida para cargas mais pesadas e distâncias mais longas.
Os principais fabricantes de caminhões na Europa, também apoiados pelo Grupo Daimler e pelo Grupo Volvo, estão, portanto, pedindo a instalação de cerca de 300 postos de abastecimento de hidrogênio de alto desempenho adequados para veículos pesados até 2025 e de cerca de 1.000 postos de abastecimento de hidrogênio no máximo até 2030 na Europa. Esta iniciativa conjunta, usando o hidrogênio como um meio de “eletricidade verde” para abastecer os caminhões elétricos em operações de longa distância, é uma parte importante da descarbonização do transporte rodoviário.