A Toyota, um dos maiores fabricantes de automóveis do mundo, anunciou recentemente uma mudança significativa em sua política de patrocínios e apoio a programas de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) nos Estados Unidos. A decisão foi comunicada por meio de um memorando enviado a cerca de 50 mil funcionários e mais de 1.500 concessionárias da marca no país. A partir de agora, a empresa deixará de patrocinar eventos culturais, como festivais e desfiles, incluindo as tradicionais paradas do Orgulho LGBTQ+.
Conforme esclarecido no memorando, a Toyota justificou a mudança apontando para a “discussão altamente politizada” em torno dos compromissos comerciais com a DEI. A nova diretriz estabelece que os patrocínios da empresa estarão focados em iniciativas relacionadas à educação STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e na preparação da força de trabalho. “Não patrocinaremos mais eventos culturais, como festivais e desfiles, que não estejam relacionados à educação STEM e à preparação da força de trabalho”, afirmava o comunicado interno.
Além do redirecionamento de patrocínios, a Toyota também anunciou que deixará de participar de pesquisas culturais, como o Índice Anual de Igualdade Corporativa da Campanha de Direitos Humanos (HRC), que antes classificava empresas com base em seus esforços de diversidade e inclusão.
A decisão veio após críticas de figuras públicas, como o influenciador Robby Starbuck, que usou as redes sociais para questionar o compromisso da Toyota com iniciativas de DEI. Starbuck, que criticou a marca por ser “totalmente acordada”, afirmou que os valores da Toyota não refletiam os de muitos proprietários de seus veículos. Após o anúncio da mudança de postura da Toyota, o influenciador celebrou a decisão, dizendo que “estamos vencendo e, um por um, traremos a sanidade de volta à América corporativa”.
Uma Relação de Longa Data com a Comunidade LGBTQIA+
A mudança na política da Toyota nos Estados Unidos marca um afastamento de uma trajetória de apoio à comunidade LGBTQIA+ que se estendeu por anos. Em 2007, a empresa apareceu em destaque em uma lista promovida pelo site GayWheels, que apontava os veículos mais procurados pelo público gay. O modelo Toyota Yaris foi o preferido entre os internautas por diversos anos, reforçando a conexão da marca com essa audiência.
Mais recentemente, em 2021, a Toyota Brasil criou cinco grupos de afinidade para promover ações de diversidade e inclusão, sendo um deles dedicado exclusivamente à temática LGBTQIA+. Cerca de 100 colaboradores participaram ativamente desses grupos, buscando aprimorar práticas internas e identificar pontos de melhoria para serem discutidos com a liderança da empresa.
Impacto no Brasil Ainda é Incerto
Ainda não há clareza sobre se a decisão tomada pela filial americana da Toyota terá reflexos nas operações da empresa em outros países, como o Brasil. Por aqui, o engajamento em ações de diversidade e inclusão tem sido uma parte relevante da estratégia de marca, especialmente em um contexto onde consumidores valorizam cada vez mais empresas que refletem seus valores.
Enquanto a Toyota dos EUA direciona seus esforços para a formação técnica e capacitação da força de trabalho, a comunidade automotiva e os consumidores aguardam para ver como essa nova diretriz impactará a imagem da marca no longo prazo. O movimento da empresa traz à tona a discussão sobre o papel das grandes corporações no apoio a causas sociais e na promoção de um ambiente corporativo inclusivo.
Com a decisão, a Toyota se afasta de iniciativas que ajudaram a consolidar sua imagem como uma marca comprometida com a inclusão, marcando um novo capítulo em sua estratégia nos Estados Unidos. Resta saber se essa mudança trará resultados positivos para a companhia ou se alienará consumidores que esperavam da marca um posicionamento mais próximo de causas sociais.
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