A Toyota informa que em conversa com diferentes partes interessadas, para avançar na transferência da unidade de São Bernardo para o interior do Estado de São Paulo, reiterou que os planos iniciais permanecem e devem ser concluídos até novembro do próximo ano.
Em 05 de abril, a Toyota do Brasil declarou publicamente sua intenção de reorganizar a sua operação. Na mesma ocasião a Toyota reforçou o compromisso de manter 100% dos empregos da fábrica de São Bernardo nas cidades do interior onde está instalada – Sorocaba, Indaiatuba e Porto Feliz – com vistas a aumentar sua competitividade frente aos desafios do mercado brasileiro e da sustentabilidade de seus negócios no País.
No melhor espírito Toyota de contribuição com a sociedade onde está inserida, a empresa concordou também em discutir alternativas para o espaço onde está localizada a unidade fabril da empresa.
Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil, continua a afirmar que “a decisão tornará a empresa mais competitiva e faz parte de um plano mais amplo, que envolveu a criação de um terceiro turno de produção em Sorocaba (produção de Etios, Yaris e Corolla Cross), investimento adicional na operação de Indaiatuba (fábrica do Corolla sedã) e exportação de motores para a América do Norte”.