E as paralisações das montadoras pela falta de componentes eletrônicos continuam. Na semana que vem a Toyota suspenderá a produção de veículos na unidade de Sorocaba (SP), afetando também a planta de Porto Feliz. A paralisação ocorrerá entre os dias 18, a próxima quarta-feira, e o dia 27 de agosto, por conta da falta de chips semicondutores. No comunicado enviado nesta quarta-feira (11), a montadora afirmou que a paralisação é inevitável. “Apesar de todos os esforços que temos realizado ao longo do tempo para gerenciar a falta de insumos que afeta a cadeia de suprimentos global, provocada pela pandemia de Covid-19, nesse momento uma parada é inevitável”, diz. Todos os trabalhadores afetados vão entrar em férias coletivas no período estipulado. O retorno às atividades está programado para o dia 30 de agosto. “As demais unidades da Toyota no Brasil, localizadas em São Bernardo do Campo e Indaiatuba, permanecem com suas atividades normais”, completou a fabricante de veículos.
A planta da Toyota do Brasil em Sorocaba é responsável pela fabricação dos modelos Yaris, tanto hatch quanto sedã, do Corolla Cross e do Etios (para exportação). A unidade de Porto Feliz produz motores 1.3L e 1.5L do Yaris e Etios e do propulsor 2.0L TNGA do Corolla e Corolla Cross.
Com essa suspensão, a Toyota se junta à Hyundai, Volkswagen, Fiat, Chevrolet, Honda, Renault e Nissan, seja por causa dos componentes eletrônicos, ou pela pandemia da Covid-19. O agravamento da situação com o coronavírus também afetou as produções da Mercedez-Benz, Volvo e Scania no Brasil.