Transações de veículos usados superam 13,8 milhões de unidades em 2022

2 minutos de leitura

 Segundo informações da FENABRAVE – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, as transações de veículos usados, registradas pela SENATRAN- Secretaria Nacional de Trânsito encerraram o mês de dezembro com alta de 19,3% sobre o mês anterior, o que fez com que o volume total de 2022 atingisse 13.809.678 unidades, incluindo todos os segmentos automotivos. No entanto, em relação ao fechamento de 2021, houve queda de 10,1%.

“O ano de 2021, em que as transações de usados estabeleceram recorde histórico, foi atípico, já que havia escassez de novos para comercialização e muitos consumidores acabaram realizando as trocas de seus veículos no mercado de seminovos e usados. Entendo que, em 2022, houve um ajuste de mercado, mas ainda em um bom patamar de transações”, analisa o Presidente da FENABRAVE, Andreta Jr.

Desempenhos por segmento

As transações de automóveis e comerciais leves tiveram alta em dezembro (+21,1%), e o total acumulado em 2022 foi de quase 10,2 milhões de unidades. Os modelos com até 3 anos de fabricação corresponderam a 14% do total transacionado no mês. Em 2022, a participação desses veículos foi de 12,2%.

O segmento de caminhões também registrou recuperação no último mês de 2022 (+12,9%). No ano, porém, a retração foi de 15,3%.

Os implementos rodoviários fecharam 2022 com queda de 12,2%, atingindo um volume de 90.248 unidades.

Os ônibus encerraram o ano passado com crescimento de 5,7%, impulsionados pela alta de 39,3% de dezembro, em relação a novembro.

Já o mercado de motocicletas, apesar de ter registrado alta (+13,7%) no mês, encerrou 2022 com queda de 7,5%.

Acompanhe, na tabela, o desempenho de cada segmento

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Setor de carros elétricos no Brasil cresce, mas especialistas apontam falta de projetos concretos

Próximo

Sinais de desgaste no terminal axial

Pular para o conteúdo