Transações de veículos usados têm alta em outubro

Com um dia útil a mais do que setembro, quase todos os segmentos apresentaram evolução na comparação mensal

4 minutos de leitura

De acordo com informações da FENABRAVE – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, em outubro, as transações de veículos usados evoluíram 3,7% sobre o mês de setembro, totalizando 1.225.950 unidades, considerando todos os segmentos automotivos. A alta é de 10,8% sobre outubro de 2022 e de 3,9% no acumulado do ano.

“Os resultados, assim como aconteceu no mercado de veículos novos, refletem o fato de outubro ter um dia útil (21 dias) a mais que setembro (20 dias)”, afirma Andreta Jr., Presidente da FENABRAVE. “Todos os segmentos, à exceção de ônibus, que tem tido maior demanda em novos, tiveram alta, apontando que devemos encerrar o ano com crescimento no volume de transações de usados em geral”, completa.

Desempenho por segmento

As transações de automóveis e comerciais leves registraram elevação de 4,1% sobre o mês setembro e de 9,9% ante outubro de 2022. No acumulado do ano, a alta dos segmentos foi de 4,5%.

Os modelos usados, com até 3 anos de fabricação, representaram 11,9% do total transacionado no mês. No ano, estes veículos acumulam participação de 10,1%.

O mercado de caminhões teve alta de 5,2% sobre o mês anterior e de 6,1% sobre outubro do ano passado. No ano, no entanto, o segmento acumula queda de 1,2%. “Os resultados mostram que os transportadores estão realizando aquisições de caminhões usados, em detrimento dos zero km, que vêm apresentando quedas, em função do preço aplicado à nova tecnologia EURO 6 e à dificuldade de crédito para financiamentos”, poderá o presidente da FENABRAVE, Andreta Jr.

Os implementos rodoviários ficaram próximos da estabilidade no mês (+0,5% sobre setembro). Em relação a outubro de 2022, houve alta de 12,8%. No acumulado até outubro, o crescimento foi de 9,6%. “Assim como vem ocorrendo com os implementos novos, também os usados estão em bom momento”, observou Andreta Jr.;

O segmento de ônibus foi o único a registrar retração frente a setembro (-1,8%). Sobre outubro de 2022, houve alta de 16,4% e, no acumulado do ano, até outubro, o crescimento foi de 0,6%. “Esse segmento tem tido mais procura em novos, em função da retomada do transporte rodoviário e de projetos do governo, como o Caminho da Escola, que prevê a aquisição de ônibus zero km”, explica o Presidente da FENABRAVE;

As vendas de motocicletas usadas também seguem positivas até aqui, com aumento de 2,4% nas transações realizadas de janeiro a outubro, com alta sobre setembro (+2,4%), assim como sobre outubro de 2022 (14,6%). “As motos estão ocupando lugar de destaque entre os veículos de transporte individual e para entregas, principalmente, e as usadas têm sido uma opção para quem não tem orçamento ou crédito aprovado para financiar novas. Nesse sentido, também o consórcio tem sido aliado, pois as contemplações podem levar ao consumo tanto de motos novas como de usadas, dependendo do plano de escolha do consorciado”, pondera Andreta Jr.

Acompanhe, na tabela, o desempenho de cada segmento, em volumes e percentuais.

Direto da fonte! Nossos jornalistas e colaboradores estão atentos a todos os conteúdos que envolvem os elos da cadeia da mobilidade terrestre brasileira. Sempre traremos conteúdo acionável para nossos leitores. Tudo sob a ótica dos CNPJs da cadeia. Da fabricação até a manutenção. Desejamos então, boa leitura! E claro, nos deixe saber a sua opinião. Ao final de cada matéria você pode deixar a sua mensagem ou ainda, através dos links das nossas redes sociais e whatsapp.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Reforma Tributária: saiba todos os impactos

Próximo

Reforma Tributária aprovada no Senado é preocupante para empresariado brasileiro, diz FecomercioSP

Pular para o conteúdo