Im Vorfeld der IAA Transportation präsentiert Dr. Holger Klein, Vorstandsvorsitzender des ZF-Konzerns, auf dem ZF Global Technology Day Innovationen aus den Bereichen Dekarbonisierung, Digitalisierung, Fahrwerk und Sicherheit. // In the run-up to the IAA Transportation, Dr. Holger Klein, CEO of the ZF Group, presents innovations from the areas of decarbonization, digitalization, chassis and safety at the ZF Global Technology Day.

Transformação por meio de novas tecnologias e planos de longo prazo da ZF

Liderança em inovação acontece graças a investimentos em P&D e rápidas capacidades de transferência de tecnologia entre divisões

12 minutos de leitura

Na preparação para o IAA Transportation 2024, a ZF apresenta suas inovações nas áreas de descarbonização, chassis, segurança e digitalização durante o Global Technology Day. A empresa de tecnologia também anuncia um novo sistema de transmissão híbrida para veículos comerciais pesados, a TraXon 2 Híbrida. Sob o lema “Conduzindo a Inovação em Veículos Comerciais”, a ZF, como maior fornecedora da indústria de veículos comerciais, demonstra como o seu amplo portfólio de soluções para a mobilidade limpa, segura e confortável do futuro pode ser desenvolvido de forma rápida e com excelente custo-benefício. Seja para carros de passeio, veículos comerciais ou industriais, a ZF promove a mobilidade por meio de uma abordagem consistente de tecnologia aberta, locais de produção flexíveis e aplicações tecnológicas entre suas divisões.

Além de soluções de condução para a eletrificação total de caminhões e ônibus, a nova transmissão TraXon 2 Híbrida da ZF para veículos comerciais pesados ajudará a moldar a transição para a mobilidade elétrica e a apoiar as metas globais de CO2. Dado que o número de emplacamentos de veículos totalmente elétricos está aumentando mais lentamente do que o esperado – não só para carros de passeio, mas também para o setor de veículos comerciais, e que a procura por veículos elétricos está estagnando, especialmente na Europa e nos EUA, está ocorrendo a concorrência de preços em muitos mercados. No entanto, a ZF está preparada para apoiar as diversas etapas e as variações regionais na jornada que haverá durante essa transição.

“Graças à nossa abordagem tecnológica aberta, ao amplo portfólio de produtos resultante e à flexibilidade de nossas instalações de produção, podemos reagir rapidamente às mudanças de mercado. Isso nos permite combinar tecnologias e oferecer aos nossos clientes a solução ideal em tempo hábil em cada etapa dessa transformação”, afirma o Prof. Dr Peter Laier, Membro do Board Mundial da ZF, responsável por Soluções para Veículos Comerciais e Tecnologia Industrial, além de Funções Corporativas de Produção.

“Um dos nossos maiores pontos fortes é a nossa flexibilidade. Há mais de 100 anos, a abertura à tecnologia faz parte do DNA da nossa estratégia corporativa. Esta abordagem continua a dar frutos”, afirma o Dr. Holger Klein, CEO do Grupo ZF.

Fortalecendo os pontos fortes: plano estratégico com mais foco e agilidade

Para continuar a servir os clientes com tecnologias para uma mobilidade limpa, segura e confortável no futuro, a ZF já está definindo o curso estratégico necessário hoje. Com um plano de longo prazo, a empresa de tecnologia está reestruturando a sua organização e acelerando os processos de desenvolvimento para se adaptar à nova velocidade de mudanças da indústria. Esta nova estrutura inclui reconhecidas unidades de negócios para carros de passeio, veículos comerciais, setores industriais e uma eficiente rede no mercado de reposição. Todos os segmentos contribuem para que a empresa siga em uma trajetória de sucesso e rentabilidade no longo prazo.

Ao mesmo tempo, outras áreas terão o espaço necessário para se desenvolverem mais rapidamente e com maior agilidade para responder às exigências do mercado, por exemplo, por meio de parcerias ou de maior independência. No crescente mercado de montagem de sistemas de eixos, por exemplo, a parceria estratégica com a Foxconn, o maior fabricante mundial de produtos eletrônicos, está acelerando o crescimento e expandindo a base de clientes de ambas as empresas. Outro exemplo de implementação é a Divisão de Tecnologia de Segurança Passiva, que hoje opera como ZF LIFETEC. “Ao reconhecer nossos pontos fortes, estamos criando uma “nave-mãe” ZF robusta, cercada por uma frota de lanchas, que ajudam a desenvolver o negócio principal”, ilustra o Dr. Holger Klein.

Os números da Divisão de Veículos Comerciais mostram que esta estratégia é a correta: “Com um crescimento orgânico de 20% em 2023, a nossa Divisão de Soluções para Veículos Comerciais desenvolveu-se de forma desproporcional em comparação com o mercado. Juntamente com a Divisão de Tecnologia Industrial, temos duas áreas particularmente bem desenvolvidas em setores que melhoram o sucesso da nossa empresa”.

ZF expande o cubiX para veículos comerciais

A experiência da ZF não se limita aos veículos comerciais, mas estende-se à maioria das classes de veículos, o que cria sinergia entre suas divisões. Como resultado, a ZF se beneficia com a transferências de tecnologia e economias de escala para todas as suas divisões. Isso coloca a empresa de tecnologia em condições de industrializar inovações rapidamente e oferecê-las aos clientes a preços competitivos. Essa combinação faz da ZF uma referência em transformação tecnológica.

Um exemplo dessa abordagem é o lançamento do software de controle de movimento de veículos cubiX para veículos comerciais. Devido à crescente automação, as tecnologias eletrificadas e conectadas para controle de movimento de veículos estão se tornando cada vez mais importantes. Cada vez mais clientes de montadoras procuram pontos de diferenciação, especialmente na área de chassis, em termos de funcionalidade, desenvolvimento simplificado e interfaces padronizadas. O cubiX foi projetado precisamente para esse propósito. O software de controle de movimento do veículo ZF otimiza o comportamento de direção em relação à estabilidade, segurança, precisão e desempenho. Faz ainda a interface com sistemas de motoristas virtuais e atuadores do veículo, independente de serem da própria ZF – para garantir o movimento ideal do veículo.

Originalmente desenvolvida para o setor de carros de passeio, onde já produz com sucesso em grande volume, a ZF está agora expandindo o portfólio cubiX adicionando uma oferta de controle de movimento de veículos para clientes de veículos comerciais, personalizada de acordo com as necessidades de cada clientes. “A ZF está, portanto, entrando no mercado com um portfólio unificado e holístico para controle avançado de movimento de veículos – em todos os segmentos”, diz o Dr. Holger Klein.

Até dez vezes mais rápido com IA: ZF Annotate para ADAS e AD (Direção Automatizada)

Outra inovação importante da ZF apresentada no Global Technology Day inclui o serviço de IA (Inteligência Artificial) baseado em nuvem Annotate, pronto para o mercado, com o qual a empresa está revolucionando o desenvolvimento de sistemas de assistência avançados e autônomos do Nível 2+ até o Nível 5. A solução atua como um sistema de referência para testes de sensores, proporcionando uma verificação cruzada de alta precisão após a anotação dos dados recebidos durante os testes em estradas. Graças aos algoritmos inteligentes de rastreamento 2D e 3D, o sistema de referência, adequado tanto para carros de passeio como para veículos comerciais, funciona até dez vezes mais rápido e é 80% mais econômico do que produtos comparáveis no mercado. Com esta inovação, a ZF reforça a sua promessa de ser uma referência de transformação na indústria.

ZF elimina o ponto cego e o medo de mudanças de faixa

Soluções para aumentar a segurança ao dirigir também estão entre os principais temas do Global Technology Day deste ano. Mudar de faixa é uma manobra comum, mas potencialmente complexa, principalmente para caminhões com reboques. Em Jeversen, Alemanha, a ZF apresenta um veículo de teste próprio que pode tornar a mudança de faixa mais segura. Apoiado por radar e câmeras, o sistema monitora a situação do trânsito em modo de condução automatizado enquanto monitora continuamente o motorista. Por meio de avisos acústicos e visuais, o sistema avisa sobre mudanças de faixa potencialmente perigosas ou realiza-as automaticamente em situações não críticas. Até 12% de todos os acidentes nas estradas alemãs poderiam ser evitados desta forma. Ao desenvolver o sistema, a ZF aproveitou as sinergias de todo o Grupo em tecnologias de segurança, uma vez que cerca de 50% dos componentes, incluindo o radar e a câmera, foram derivados do setor de carros de passeio e amplamente testados.

Com as soluções e tecnologias apresentadas em Jeversen, a ZF dá uma prévia do que estará em exposição no IAA 2024 em Hanover, Alemanha. No pavilhão 21, estande B54, de 17 a 22 de setembro de 2024, os visitantes terão a oportunidade de ver muitas das tecnologias inovadoras da ZF ao vivo e trocar ideias com especialistas da ZF.

Fonte: MM Editorial

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