O evento virtual global Associations in Motion – Global Aftermarket Conference realizado no dia 22 de junho de 2021, às 9h30 horário de Brasília, e promovido pelas entidades norte americana AUTO CARE e a italiana AICA reuniram 15 entidades dos países, Argentina, Austrália, Canadá, Chile, China, Colômbia, União Europeia, Índia, Itália, México, Turquia, Estados Unidos e Brasil que contou com a participação do presidente Antonio Fiola, presidente do Sindirepa São Paulo e Sindirepa Brasil e do Diretor Executivo do Sindirepa Brasil Luiz Sergio Alvarenga.
Bill Hanvey ,presidente e CEO da Auto Care Association e Renzo Servadei CEO da Italian Garage Equipment Manufacturers Association – AICA destacaram que a segunda edição do Global Aftermarket Conference será realizada em Las Vegas durante a feira AAPEX em novembro de 2021.
A conferência após ter trilhado uma pesquisa anterior estabeleceu dois temas para esta primeira edição.
O primeiro assunto – A evolução do mercado de reposição automotiva e a tecnologia emergente foi introduzido pelos senhores Thierry Coton da European Garage Equipment Association (EGEA) e Jean-François Champagne da Automotive Industries Association (AIA Canadá) que destacaram os seguintes pontos:
– O veículo está cada vez mais limpo, seguro e conectado;
– O futuro é cada vez mais eletrônico;
– A telemática e a conectividade dos veículos;
– A complexidade e os custos dos reparos, principalmente de colisão;
– O investimento em equipamentos e a capacitação de profissionais fica cada vez maior;
– Todos querem nosso dinheiro, mas ninguém nos ajuda nos treinamentos e capacitação.
O segundo assunto – A diversificação da receita das associações foi introduzida pelo Sr. Stuart Charity da Australian Automotive Aftermarket Association (AAAA), destacando que a pandemia impactou as associações da reposição automotiva, situação esta que não pode permanecer em função da batalha constante com as montadoras de veículos. Destacou os seguintes pontos:
– A qualificação e a certificação dos profissionais é um caminho das associações;
– Necessariamente devemos elevar o nível dos profissionais para continuarmos competitivos.