Responsável por prevenir o desgaste avançado, a coifa protetora é fundamental para preservar diversos componentes do veículo. “A coifa protege diversas peças que são vulneráveis à contaminação de agentes externos, como água, poeira, lama, entre outras impurezas. Estas partículas, caso a coifa esteja danificada, vão encurtar a vida útil da peça”, explica Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica da Nakata.
Segundo Leandro, no pivô, componente do sistema de suspensão que conecta o chassi a manga do eixo, há coifa. “Os pivôs são equipados com coifas de proteção, pois suportam cargas e movimentos extremos, especialmente, em curvas, frenagens e acelerações. As coifas de borracha permitem o deslocamento dos pivôs ao mesmo tempo em que bloqueiam a entrada de resíduos”, afirma.
Amortecedores também contam com coifas já que estão posicionados perto das rodas e em constante exposição aos poluentes. “Elas blindam os componentes de vedação do desgaste proporcionado pelos materiais abrasivos e da corrosão”, comenta.
Outro sistema que demanda coifa é o de direção. “As coifas protegem os terminais de direção, o axial e a própria caixa impossibilitando que partículas contaminem a graxa e, assim, acelere o desgaste”, diz.
As coifas também preservam as juntas homocinéticas, responsáveis por transmitir velocidade constante da saída do diferencial para as rodas. Segundo Leandro, elas bloqueiam qualquer tipo de contaminante, pois a contaminação ocasionaria atrito nos elementos rolantes da peça, acelerando o desgaste.
Para obter mais detalhes sobre o tema, basta acessar o Blog Nakata no link: https://blog.nakata.com.br/entenda-a-importancia-da-coifa-protetora-para-as-pecas/.