A campanha digital realizada em novembro de 2021 levou 170% mais visitantes às lojas da rede no Brasil, especialmente em São Paulo e na Bahia. Desde o início da pandemia, o varejo físico tem enfrentado diversos desafios. Traçar estratégias para continuar atraindo consumidores para as lojas físicas, com segurança, é uma preocupação constante para a Fast Shop, umas das principais redes de eletroeletrônicos do país .
A última edição da Black Friday, em novembro de 2021, marcou a primeira temporada de compras com as lojas físicas funcionando 100%, desde o início da pandemia de COVID-19. Este contexto apresentou à Fast Shop um desafio importante: como utilizar a tecnologia digital para estimular a visita do consumidor nas lojas?
A solução foi encontrada a quatro mãos, com a ajuda do Google. Por meio de uma estratégia que utilizou as Campanhas Locais, ferramenta que permite ao Google distribuir anúncios em diferentes plataformas, como YouTube, Google Maps e Busca, a Fast Shop fortaleceu o conceito de Varejo omnicanal e alavancou as vendas nas lojas físicas. Como resultado, mais de 200 mil consumidores visitaram as lojas da marca após verem os anúncios, em um crescimento de 170% no volume de visitas na comparação com o resultado das Campanhas Locais da marca realizadas no mesmo período de 2019 – antes do início da pandemia.
“Tínhamos um desafio enorme nas mãos, que se traduzia na necessidade de utilizar o canal digital para promover um diálogo com o consumidor, de modo que a etapa final dessa interação se desse em loja física. Esta foi a primeira vez, no Brasil, em que uma ativação totalmente digital da Fast Shop tinha o objetivo de promover um resultado off-line. O projeto traduz, de maneira exemplar, o que a Fast Shop entende que é entregar ao consumidor uma experiência diferenciada no Varejo phygital”, explica Eduardo Salem, diretor geral de operações da Fast Shop.
O diferencial deste ano foi a produção de vídeos (vídeo 1 | vídeo 2) para a campanha, planejada e executada pelo Google para alcançar o melhor desempenho para levar consumidores para a loja física. “Este serviço é uma iniciativa do Google para apoiar nossos parceiros de negócio a produzirem criativos mais efetivos para alavancar vendas na loja física a partir do digital”, explica Fabio Garcia, head de negócios para o segmento de Varejo do Google Brasil.
Os vídeos buscam retratar o papel que as lojas físicas da Fast Shop têm para ajudar o consumidor a fazer a escolha certa de acordo com a sua necessidade, reforçando uma experiência de loja única, envolvente e sofisticada, com as últimas novidades tecnológicas e vendedores qualificados.
“Notamos que a experiência de compra é um argumento poderoso para a Fast Shop e o Google conseguiu retratar bem este diferencial na produção do vídeo, resultando em uma taxa de conversão 37% maior em comparação ao vídeo em animação habitualmente utilizado”, ressalta Garcia.
A Fast Shop iniciou sua operação em 1986, é referência no mercado de eletrodomésticos e eletroeletrônicos e hoje conta com mais de 80 lojas físicas espalhadas pelo Brasil. Além disso, o e-commerce da empresa – www.fastshop.com.br – recebe milhões de visitantes por mês. A Fast Shop tem como objetivo encantar cada cliente, por meio do melhor atendimento e de produtos e serviços que facilitem o dia a dia das pessoas, tornando essa experiência única.