Autor Marcelo Cavalcante de Lima
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As vendas de automóveis e comerciais leves elétricos e híbridos fecharam o mês de agosto com 14.667 unidades, volume 4,20% abaixo do realizado no mês de julho, a queda é parcialmente justificada pelo menor número de dias úteis e problemas pontuais com disponibilidade de alguns modelos.
No acumulado do ano já foram vendidos 109.291 unidades, registrando um crescimento de 122,70% em relação ao ano anterior, a participação na venda total do setor é de 7,16%, ficando dentro das expectativas do seguimento.
A tecnologia elétrica fechou o mês de agosto com 5.113 registros, anotando um crescimento de 8,76% em comparação com julho, mesmo assim fechou pelo segundo mês consecutivo na segunda posição das tecnologias mais vendidas, sendo superada pelos modelos PHEV. No acumulado já foram vendidos 40.993 unidades, volume 595% acima do realizado em 2023.
A tecnologia PHEV (Plug-In) vendeu em agosto 34.726 unidades, registrando uma queda de 12,23% ao realizado em julho, mas adiante vamos analisar melhor esse desempenho. No acumulado a tecnologia já vendeu 34.726 unidades e anota um crescimento de 105,39%.
Tem muitos novos modelos híbridos plug-in chegando ao mercado, o que deve propiciar um crescimento nas vendas dessa tecnologia para os próximos meses.
Os híbridos puros venderam em agosto 2.928 unidades, registrando um crescimento de 9,34% em comparação com julho, no acumulado já foram emplacados 24.043 veículos, o que representa um crescimento de 32,69%.
Os híbridos leves (MHEV) venderam em agosto apenas 937 unidades, anotando uma queda de 35,33% em relação ao mês de julho, no acumulado a tecnologia já emplacou 9.529 veículos e registra um crescimento modesto de 16,86%.
MODELOS E MARCAS ELÉTRICAS
O BYD/Dolphin Mini liderou as vendas de agosto com 2.298 unidades, anotando um crescimento de 54,44% em comparação com o mês anterior, no acumulado o modelo assume a liderança com 12.834 unidades.
A segunda posição dos modelos elétricos ficou com o BYD/Dolphin com 1.056 vendas, volume 28% abaixo do realizado em julho, parte dessa queda é migração para seu irmão menor, no acumulado ele caiu para a segunda posição com vendas totais de 12.128 unidades.
Na terceira posição ficou o GWM/Ora, com vendas de 382 unidades, registrando uma queda de 4% ante o mês de julho, no acumulado o modelo já vendeu 4.467 veículos.
Tem novidade chegando, O BYD/Yuan Pro o SUV compacto da marca já emplacou em agosto 42 unidades, seu lançamento será no dia 05 de setembro e deve movimentar o mercado, suas dimensões são semelhantes ao VW/TCross, sua bateria é de 45,1 KWH o deve proporcionar uma autonomia em torno de 330 KM, sua potência é de 177 HP, o preço ainda não foi divulgado, mas deve ficar na faixa entre R$195 mil até R$200 mil reais, mas precisamos aguardar informações oficiais.
Na linha comercial temos a chegada do JAC EV12, temos também o furgão nacional feito no Rio Grande do Sul o Arrow One Work que já conta com 23 emplacamentos.
A KIA emplacou uma unidade do SUV EV5 e SUV EV9, a marca deve aproveitar esse crescimento do mercado para testar novos produtos.
Destacamos também o bom volume de vendas do modelo Porsche Taycan, que emplacou em agosto 46 unidades e soma agora 119 no ano.
Tivemos também o emplacamento de 6 unidades no Mini Carro familiar Henry de dois lugares, ele é bem compacto e tem um design que lembra um veículo de brinquedo.
MODELOS E MARCAS HÍBRIDAS
O BYD/Song ficou na liderança no mês de agosto com 2.516 unidades vendidas, registrando um crescimento nas vendas de 17,68%, as novas versões do modelo com preço mais atrativo venderam 1.042 unidades, a nova versão GL tem preço de R$ 189.800 e tem conjunto de baterias de 12,9 kWh, a versão GS oferece um pacote de 18,3 kWh por R$199.800, todas as versões são com a tecnologia Plug-in. No acumulado já foram vendidos 14.691 veículos, deixando o SUV na primeira posição.
O GWM/Haval 6 ficou com a segunda posição no mês de agosto, com vendas de 2.112 veículos, registrando uma queda de 24,19%, alguns concessionários relataram falta de estoque em agosto, no acumulado do ano o modelo já vendeu 13.941 unidades, ficando com a segunda posição. A linha tem versões com tecnologia HEV com excelente aceitação e plug-in, com variações de potência, autonomia e carroceria, dando ao consumidor uma boa gama de escolhas.
A terceira posição ficou com o Toyota/Corolla Cross com 1.202 unidades, registrando uma queda de 5,13%, no acumulado já foram vendidos 9.368 veículos.
Os concessionários Caoa Chery relaram falta de estoque algumas versões híbridas, com fila de espera de até 90 dias, o que justifica a queda acentuada em toda a sua linha no mês de agosto, o Tiggo 5 Híbrido registrou queda de 85%, o Tiggo 8 Plug-in caiu 51% e o Tiggo 7 Híbrido recuou 23%, a marca tem conseguido um excelente resultado em 2024 e segue fazendo novos investimentos.
Outras marcas híbridas também registram quedas em agosto, a BMW recuou 23,20%, parcialmente justificado pelo recall em parte de sua linha, a Mercedes Benz caiu 25%, a Land Rover 27%, ambos relataram desajustes em seus estoques.
O setor segue muito animado com as perspectivas de vendas futuras, início da produção local e o crescimento da rede de concessionárias, de forma geral o cenário permanece muito positivo, obviamente o mercado sentiu os reajustes de preços em função da entrada em vigor das novas alíquotas.
RANKING GERAL
A BYD fechou os primeiros 8 meses com uma participação geral nos eletrificados de 41,49%, seguida pela GWM com 16,84% e fecha o trio a Toyota com 12,84%.
Ainda existe muito espaço para o crescimento das vendas de eletrificados no Brasil, principalmente quando as novas entrantes iniciarem a sua produção local, é necessário ficar atendo a toda a cadeia, o cenário com excesso de importações pode comprometer projetos e investimentos.
Desejamos a todos ótimos negócios, os dados são prévios e estão sujeitos a pequenas variações.