Vendas de automóveis e comerciais leves crescem 8,54% no 1º bimestre de 2025

5 minutos de leitura

Por: Marcelo Cavalcante de Lima

As vendas de automóveis e comerciais leves encerraram o mês de fevereiro com 173.704 unidades, esse volume representa um crescimento de 11,87% em relação ao mesmo período de 2024 e um avanço de 8,65% ante o mês anterior.

No acumulado do 1.º bimestre o setor vendeu 333.572 unidades, registrando um crescimento de 8,54% ante o ano anterior, quando comparamos com o ciclo pré pandemia o setor recua 12,33%.

Na comparação com o ano de 2024 cabe uma ressalva, o 1.º bimestre foi impactado negativamente pelo feriado de Carnaval, que ocorreu na metade do mês de fevereiro, na média diária de vendas o mês de fevereiro cresceram 6,27% ante o ano anterior, mesmo assim um excelente resultado.

As vendas no varejo em fevereiro em relação ao mês de janeiro registraram uma queda de 5,46% com uma total de 89.927 unidades, participação de 51,77%, o atacado (VD) registrou uma crescimento de 29.39% com vendas de 83.777 unidades e uma participação de 48,23%.

No acumulado do ano o varejo anota um crescimento de 6,45% com uma participação de 55,47% e o atacado (VD) avança 11,25% com uma participação de 44,53%.

Os dados prévios do segmento de eletrificados são de vendas em fevereiro de 16.241 unidades, queda de 1,56% ante o mês anterior. No acumulado do ano o segmento de elétricos e híbridos já vendeu 32.740 unidades, registrando um crescimento de 45,66% ante o ano de 2024, ficando dentro das estimativas do setor.

A participação nas vendas totais é de 9,81%, os modelos 100% elétricos participam com 2,45% e os híbridos 7,37%.

A tecnologia BEV (100% elétrica) vendeu no bimestre 8.172 unidades, registrando um crescimento de apenas 2,34% ante o ano anterior.

A tecnologia PHEV (Plug-in) vendeu no 1.º bimestre 12.291 unidades, ficando com a primeira opção do consumidor, suas vendas anotam um crescimento de 68,35% ante o ano anterior.

Os modelos HEV (híbridos puros) venderam nos dois primeiros meses do ano 5.041 unidades, volume 3,67% abaixo do realizado no mesmo período.

Os híbridos leves (MHEV) seguem sendo o destaque com vendas totais de 7.236 unidades, volume 269% acima do realizado em 2024, esse crescimento está ancorado nas vendas da Fiat com os acréscimos dos modelos Fastback e Pulse.

Os ranking e outras análises dos híbridos e leves serão publicados em outros artigo.

COMPARATIVO DE MARCAS – MENSAL E ACUMULADO 28.02.2024.

Enquanto algumas marcas encerraram o 1.º bimestre com comemoração, outras ligaram o alerta em função na queda de vendas e participação.

A Fiat encerrou fevereiro com vendas de 37.360 unidades, volume 8,74% acima do mês anterior, sua carteira de vendas foi concentrada 64,63% no atacado. No acumulado do ano a marca já vendeu 71.716 veículos, avanço de 10% ante o ano anterior, sua participação é de 21,50% e anotou um crescimento de 1,38%, o que equivale em um ganho de 0,30% de mercado.

A VW tem um bom começo de ano, suas vendas em fevereiro foram de 27.423 unidades, registrando um crescimento de 29,79% ante o mês anterior, sua carteira de vendas foi concentrada em fevereiro 55,60% no atacado (VD). No acumulado do ano a marca já vendeu 48.551 unidades e avança 5,43% ante o ano anterior. Sua participação de mercado é de 14,55% e registra uma queda no 1.º bimestre de 2,86% o que equivale a 0,43% de sua fatia do mercado.

A GM fecha o trio com vendas mensais de 15.999 unidades, registrando uma queda de 18.59% ante o mês anterior, sua carteira de vendas foi concentrada 61,15% no varejo. No acumulado do ano a marca está estável em comparação com 2024, anotando um crescimento de 0,58. Sua participação de mercado é de 10,69%, recuando no bimestre 7,33% o que equivale a uma fatia de mercado de 0,85%, a marca segue longe dos seus melhores dias, se compararmos com o ciclo pré pandemia o volume de vendas recua quase 50%.

O 1.º bimestre foi desafiador para o mercado, principalmente pela a necessidade de adequar os produtos as novas normas de emissões, o que obrigou as marcas a implementar novas tecnologias e em alguns casos a descontinuar modelos ou motores, lembrando que paga a conta é o consumidor.

As marcas que mais cresceram em volume de vendas nesse 1.º bimestre foram a Fiat com mais 6.538 vendas, Honda com mais 5.122 vendas e BYD com 4.895.

RANKING DE MODELOS

Mais de vinte anos lidando com clientes, orientando negócios de maneira honesta e confiável, garantido sólidos relacionamentos comerciais. Especialista no desenvolvimento de equipes comerciais, financeiras e administrativas. Pós Graduado em Team Management pela FGV e em Recursos Humanos.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

IQA promove Workshop sobre auditoria IATF 16949 com foco nas novas Regras da 6ª edição do manual

Próximo

1º Congresso Aliança do Aftermarket Automotivo reforça a força do setor e promove debate sobre temas estratégicos

Pular para o conteúdo