As vendas de automóveis e comerciais leves em janeiro totalizaram 130.467 unidades, esse volume representa um crescimento de 11,89% quando comparado com o mesmo período do ano anterior e uma queda de 38,40% em relação ao mês de dezembro.
O volume de vendas ficou muito abaixo das expectativas do setor, temos que relembrar que o primeiro semestre de 2022 foi severamente afetado pela crise dos semicondutores, se excluirmos dessa análise o mês de janeiro do ano anterior, temos o pior resultado dos últimos 16 anos.
Conforme veremos no artigo, algumas marcas destacam-se pelo excelente resultado de janeiro, principalmente as que mais foram afetadas nos últimos dois anos pela crise dos semicondutores.
Quando comparamos o resultado de janeiro com o período pré-pandemia o setor registra uma queda de 31,60%, a recuperação segue em um ritmo lento, o desajuste na cadeia de suprimentos vai continuar limitando a capacidade produtiva do segmento.
É bom destacar que a indústria permanece focando seus esforços em modelos de maior valor agregado, nesse nicho a produção pode ser ajustada para manter a oferta menor que a demanda.
Preços elevados, juros altos, queda no poder de compra, elevação de custos e desajuste na cadeia de suprimentos, seguem sendo os grandes desafios para o setor no ano de 2023, cabe destacar que nossa indústria teve um desempenho semelhante aos principais mercados globais no ano de 2022.
O atacado foi o grande salvador da indústria no ano de 2022, fechando com uma participação histórica de 49,49%, o setor de locação foi responsável pela compra de 575 mil unidades, em 2023 não será diferente.
A participação nas vendas no varejo em janeiro foi de 56,04%, queda de 1,99% quando comparada com o ano anterior e o atacado iniciou o ano com uma participação de 43,96%, crescimento de 2,66%, para efeito de comparação em janeiro de 2019 a participação das vendas diretas foram de 36% e o varejo 64%.
COMPARATIVO DE MARCAS – VENDAS MENSAIS
Conforme já mencionamos, algumas marcas tiveram um excelente desempenho em janeiro, a Fiat que dominou o mercado em 2021 e 2022, terá maiores desafios em 2023.
A liderança mais uma vez é da Fiat, a marca encerra janeiro com 28.588 unidades, esse volume representa um crescimento de 22,70% em relação ao ano anterior e uma queda de apenas 1,03% ante o período pré-pandemia, a modalidade atacado foi dominante nesse início de ano.
A GM fecha janeiro com 22.690 unidades, anotando um crescimento de 73,15% em relação ao ano anterior e uma queda de apenas 3,13% ante o período pré-pandemia, em 2022 a marca americana encerrou o ano com um recuo de 38,74% ante o ano de 2019. A modalidade do varejo representou 55,89% de suas vendas, o Onix fechou o mês na liderança.
O trio do mês se repete e a VW fica com terceira posição, ainda tinha uma raspa do tacho de 3.387 VW/Gol, o modelo que foi descontinuando foi o segundo mais vendido da marca em janeiro, a modalidade do atacado representou 52,49% de suas vendas.
A Toyota, que foi a marca mais vendida no mundo em 2022, ficou com a quarta posição no mês de janeiro, seguida de perto pela coreana Hyundai (5ª).
Na linha Premium, o destaque do mês fica com a eletrificada Volvo, a marca liderou o sub segmento com 821 unidades vendidas, sendo 569 Volvo XC60 (Híbrido), 156 Volvo XC40 (Elétrico), 57 Volvo XC90 (Híbrido) e 30 Volvo C40 (Elétrico).
A segunda posição na linha Premium ficou com a BMW com 782 unidades e fecha o trio a Mercedes Benz com 443.
Ranking dos modelos mais vendidos
Entre os 10 modelos mais vendidos em janeiro três são da Fiat, três são GM, dois Hyundai e apenas um é da VW.
A liderança do mês ficou com o GM/Onix, o modelo concentrou 71,82% de suas vendas no varejo, a segunda posição é da Fiat/Strada, 60,27% de suas vendas foram concentradas no atacado, fecha o trio o GM/Onix Plus, 59,67% de suas vendas foram concentradas no atacado.
Na segmento de SUVs a liderança ficou com a GM/Tracker, seguida pela Hyundai Creta e na terceira posição o VW/T-Cross.
A Toyota/Hilux começa o ano na liderança, foram vendidas 3.434 unidades, na segunda posição no segmento de pick-ups temos a Fiat/Toro com 3.281 unidades e na terceira posição a GM/S10 com 2.039 unidades.
No segmento de sedans médios a liderança permanece a mais de 10 anos com o Toyota/Corolla, o modelo fechou janeiro com 2.238 unidades vendidas.
Os modelos mais vendidos no varejo foram o GM/Onix, seguido pela Hyundai/Creta e na terceira posição a GM/Tracker.
Na modalidade de vendas diretas o modelo mais vendido foi a Fiat/Strada, seguido pelo GM/Onix Plus e na terceira posição o Jeep/Compass.
Dados prévios indicam que foram vendidos 760 veículos elétricos, a liderança ficou com a Volvo com 186 unidades, seguida pela Renault com 127 veículos e na terceira posição temos BYD com 117 unidades.
Os veículos Híbridos venderam 3.635 unidades, a Toyota vendeu 1.266 veículos, a Chery 708 e fecha o trio dos híbridos a Volvo com 635 unidades vendidas.
VENDAS VAREJO E VENDAS DIRETAS POR MARCA
Outras análises serão feitas assim que os todos os dados forem divulgados, os dados são prévios e estão sujeitos a pequenas variações.
Boa Leitura.