Vendas de automóveis e comerciais leves já superam 2023

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Por: Marcelo Cavalcante de Lima

As vendas acumuladas de automóveis e comerciais leves totalizaram no dia 26 de novembro 2.187.776 unidades, esse volume já supera o total vendido em todo o ano de 2023. Quando comparamos com o mesmo período do ano anterior o setor avança 15,40%.

O setor vendeu na parcial de novembro 187.844 unidades, registrando um crescimento de 9,67% ante o mês anterior e avançando 21,48% quando comparado com o mesmo período de 2023.

As vendas no atacado fecharam com uma participação de 57,80%, registrando um crescimento 19,58% em relação a outubro, o varejo anota uma queda de 1,52% com uma participação de 42,20%.

O crescimento das vendas diretas segue ancorado pelo bom volume de compras das locadoras, a ABLA está projetando para o ano de 2024 um volume de compras em torno de 620.000 unidades, esse número representa uma participação de 25% sobre o total de vendas do setor.

O segmento de eletrificados fechou a parcial com 11.687 unidades, o que representa um crescimento de 7% em relação ao mesmo número de dias úteis do mês anterior.

Os dados atuais projetam vendas em novembro entre 230 mil até 235 mil unidades, o que vai representar um crescimento entre 14% até 16,5% ante o ano anterior.

RANKING GERAL DE MARCAS E MODELOS

As marcas que tem uma maior participação da modalidade de vendas diretas como era esperado, registram um melhor desempenho no mês de novembro.

A Fiat lidera as vendas com 37.369 unidades no mês e 459.540 no ano, sua carteira de novembro está concentrada 68% no atacado.

A VW está na segunda posição com vendas mensais de 32.653 unidades, volume 15% acima do realizado em outubro, sua carteira de vendas está concentrada 70% no atacado.

A GM fecha o trio com vendas de 25.002 unidades, anotando um crescimento de 15,41%, sua carteira de vendas está concentrada 61% no atacado.

Entre as marcas de volume a Renault é a marca que mais está concentrando vendas na modalidade de faturamento direto fábrica, com uma participação de 85%, já a Honda é a marca que mais concentra suas vendas no varejo com uma participação de 79%.

Nas marcas Premium a BMW registra um crescimento de 48% em relação ao mês anterior, parcialmente justificado pelas entregas dos veículos que estavam em processo de recall.

No ranking de modelos a liderança na parcial é do VW Polo com 12.104 unidades vendidas, sendo 76% direcionado para a modalidade de faturamento direto fábrica.

Na segunda posição está o Hyundai/HB20 com 10.424 unidades, dessas 71% foram faturadas destinadas a vendas diretas.

Fecha o trio a Fiat/Strada com 9.948 unidades vendidas, sendo 67% direcionadas para o faturamento direto fábrica.

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