Vendas de automóveis e comerciais leves projeta volume acima de 205 mil unidades em setembro

5 minutos de leitura

Autor Marcelo Cavalcante de Lima

O desempenho das vendas de setembro segue surpreendendo positivamente, até o dia onze foram emplacados 77.364 unidades, volume 20% acima do realizado no mesmo período do ano anterior, quando comparamos com o mês de agosto o setor avança 4,73%.

O bom ritmo do mês segue ancorado pelas vendas diretas, a modalidade de faturamento via fábrica fecha a parcial com uma participação de 51%, esse percentual poderia ser ainda maior, mas conforme já relatamos muitos modelos com destino para grandes frotistas, locadoras e clientes PCD, seguem com programação de entrega acima de 60 dias.

As vendas de novas energias fecharam a parcial com 4.529 unidades, esse volume representa uma queda de 7,87% em relação ao mês anterior, as tecnologias 100% elétrica e a Plug-In venderam exatamente 1.600 unidades cada, os modelos elétricos registram queda de 5,83% em relação ao mês anterior. os PHEV caem 12,23%, os híbridos puros registram 991 vendas e recuam 3,51% e os híbridos leves tem queda de 7,87% com 338 registros.

A queda na parcial é parcialmente justificada pela falta de disponibilidade de alguns modelos eletrificados, mas em contrapartida temos muitas marcas com estoques excedentes, principalmente as entrantes chinesas, foi reportado redução nos fluxos de loja e queda na procura nesse início de mês.

Outro ponto a destacar é a logística de distribuição e alocação do estoques excedentes de algumas marcas, pode ser mais um entrave adicional as operações.

As principais marcas de eletrificados devem intensificar as ações comercias na segunda quinzena, destacando que existe grande concentração de estoques nas entrantes chinesas.

As 10 marcas de maior volume estão concentrando 88,47% das vendas do mês, apenas a GM nesse grupo está registrando queda.

O segmento Premium registra queda na parcial de 10,52% com vendas mensais de 1.344 unidades, no acumulado já foram vendidos 34.230 veículos, a participação nesse segmento de modelos de novas energias é de 55% (18.789), muito superior à média nacional que é de 7%.

No ranking de vendas de marcas não houve alterações, Fiat segue na liderança, seguida pela VW e mais distante a GM.

A marca de volume que registra melhor desempenho em relação ao mês de agosto é a Jeep, anotando um crescimento de 25,40%.

Os números estão positivos, mas carregam no resultado uma demanda represada de meses anteriores, principalmente no atacado, na ponta os concessionários relatam algumas dificuldades, como queda nos fluxos de loja e postergação de fechamentos.

RANKING DE MODELOS

No ranking geral de modelos a liderança é da Fiat/Strada com vendas parciais de 5.362 unidades, suas vendas registram queda de 2,62% em comparação com o mês anterior, no acumulado já foram vendidos 92.573 unidades.

Na segunda posição da geral temos o VW/Polo com 4.336 unidades, o modelo avança 15% ante o mês de agosto, no ano já foram emplacados 89.014 veículos.

Fecha o trio da parcial o Hyundai/HB20 com 4,295 registros, registrando um crescimento de 23% em comparação com agosto.

No ranking de elétricos e híbridos temos muitos modelos anotando queda em relação ao mês de agosto, conforme já mencionamos existe a tendência natural da curva de crescimento se estabilizar nos próximos meses, o excedente de estoque de algumas marcas pode se transformar em um grande problema, mas ainda é cedo para avaliar, seguimos acompanhando para tentar decifrar as futuras estratégias para acelerar a comercialização desse estoque.

No segmento de elétricos a liderança é do BYD/Dolphin Mini e nos híbridos o BYD/Song.

No geral o resultado do mês é muito positivo, devendo superar com tranquilidade o volume realizado no ano anterior, quando foram vendidos 187.433 unidades, os dados atuais projetam vendas acima das 200 mil unidades.

Desejo a todos ótimas vendas e amanhã temos uma análise mais detalhada do segmento de eletrificados.

Mais de vinte anos lidando com clientes, orientando negócios de maneira honesta e confiável, garantido sólidos relacionamentos comerciais. Especialista no desenvolvimento de equipes comerciais, financeiras e administrativas. Pós Graduado em Team Management pela FGV e em Recursos Humanos.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Maximizando o tempo de atividade da mobilidade: ZF apresenta inovações pioneiras para o agora e para o futuro

Próximo

CONAREM fortalece retíficas brasileiras em Missão Empresarial na Automechanika Frankfurt 2024