Vendas de automóveis e comercias leves fecham trimestre com crescimento de 10,65%

4 minutos de leitura

Por: Marcelo Cavalcante de Lima

O setor de automóveis e comerciais leves encerrou o mês de março com 175.980 unidades, esse volume representa um crescimento de 13,33% em relação ao mês anterior e uma queda de 5,68% quando comparado com o mesmo período do ano de 2023.

A queda nas vendas em relação ao período mensal de 2023 é parcialmente justificada pelo menor número de dias úteis, em 2023 o mês de março teve 23 dias úteis e no ano atual apenas 20.

O mês fechou com a média diária de 8.799 unidades, anotando um crescimento em relação ao mês anterior de 7,66%, na comparação com 2023 a média diária de março registrou um crescimento de 8,46%.

No acumulado do trimestre já foram vendidos 483.319 unidades, esse volume representa um crescimento de 10,65% em comparação com o ano de 2023, quando analisamos com o período pré pandemia as vendas recuam 16,67%.

As vendas no varejo fecharam o acumulado do trimestre com 268.435 unidades e uma participação de 55,54%, o volume no varejo registra um crescimento de 13,81% e a participação cresce 2,85%.

As vendas no atacado fecharam o trimestre com 214.884 unidades e uma participação de 44,46%, o volume do atacado registra um crescimento de 6,94% e a participação anota queda de 3,35%.

No quadro acima podemos analisar as vendas no 1.º trimestre por modalidade de vendas.

Conforme já mencionamos é fundamental para as marcas de volume um bom equilíbrio entre as modalidades de vendas varejo e diretas.

A Fiat está liderando as vendas no varejo com 45.999 unidades e também lidera as vendas no atacado com 55.514 unidades.

VENDAS DE NOVAS ENERGIAS

No mês de março as vendas de veículos de novas energias foram de 13.609 unidades, um crescimento de 30% em relação ao mês anterior, no acumulado do ano já foram vendidos 36.106 unidades o que representa uma participação de 7,47% sobre os total das vendas do setor.

A tecnologia elétrica lidera as vendas do trimestre com 14.118 participando com 39,10%, os modelos PHEV ficam com a segunda posição com 10.330 unidades e uma participação de 28,61%, os modelos HEV venderam 7.705 unidades e os híbridos leves 3.953.

RANKING DE MARCAS

A Fiat segue líder com uma participação acumulada de 21%, suas vendas no trimestre são de 101.513 unidades, sendo a única marca de volume que está superando as vendas realizadas no período pré pandemia.

Na segunda posição do trimestre temos a VW com 76.829 unidades, sua vendas acumulados crescem 28,66% em relação ao ano anterior e recuam 6,64% na comparação com o período pré pandemia.

A GM fecha distante na terceira posição com 56.903 unidades, suas vendas recuam 20,15% em relação ao ano anterior e despencam 46,52% em relação ao período pré pandemia.

RANKING DE MODELOS

Temos um novo líder o VW/Polo fechou o trimestre na liderança do mês e do acumulado do ano com vendas no trimestre de 27.264 unidades.

Na segunda posição do mês e do acumulado temos o comercial leve Fiat/Strada com 26.580 unidades.

No mês de março a terceira posição ficou com o GM/Onix com 7.753 unidades, no acumulado o modelo está na quinta posição.

Outras análises serão feitas durante a semana, amanhã eu publico o ranking completo dos veículos elétricos e híbridos.

Mais de vinte anos lidando com clientes, orientando negócios de maneira honesta e confiável, garantido sólidos relacionamentos comerciais. Especialista no desenvolvimento de equipes comerciais, financeiras e administrativas. Pós Graduado em Team Management pela FGV e em Recursos Humanos.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

Wega lança filtro de ar super exclusivo para Peugeot e Citroen

Próximo

ZF Aftermarket lança Amortecedores de Suspensão SACHS para Audi e Mercedes-Benz

Pular para o conteúdo