Vendas de autos e leves – 1º decêndio de junho

3 minutos de leitura

Por Marcelo Cavalcante

E-mail: consultores.cavalcante@gmail.com

Nos primeiros 10 dias de junho o setor de autos e leves vendeu 34.906 veículos, esse volume representa uma queda de 17,64% em relação ao mês anterior.

Calma que esse péssimo começo de mês não é um indicativo que as medidas de incentivo foram um fracasso, a medida 1175 só foi publicada pelo Governo Federal no dia 06.06.2023, seus reflexos devem aparecer nos emplacamentos durante a semana, os concessionários estão reportando que o fluxo de negócios melhorou no último final de semana, conforme foi relatado pelo consultor de vendas Rogerio De Amorim.

Descontos sempre são bem vindos, mas com certeza essas medidas temporárias não vão resolver os reais problemas do setor, o prazo é curto, a alocação de recursos é muito abaixo do esperado, o formato de créditos tributários ao invés de redução de impostos é um sinal vermelho para a indústria, que continua aguardando uma reforma tributária.

As vendas no atacado despencaram nesse 1º decêndio, reflexo da medida provisória que só concede os benefícios dos descontos para pessoas jurídicas após 15 dias de sua publicação, sendo assim grandes frotistas e locadoras postergaram suas compras para o final do mês.

O ranking parcial de marcas e modelos, refletem bem a queda nas vendas das montadoras que tem a maior participação nas vendas no atacado.

A Fiat fecha o primeiro decêndio na liderança, suas vendas anotam uma queda de 30,85% em relação ao mês anterior.
Na segunda posição temos a GM, suas vendas recuam 8,85% em relação ao mês de maio.

Fecha o trio da parcial a VW com 5.556 unidades vendidas, registrando uma queda de 27,70% em relação ao mês de maio.

O final do mês promete grandes emoções pelo acumulo de faturamentos para o setor de grandes frotistas, na minha humilde opinião a medida deveria ter alocado recursos separados para pessoas físicas e jurídicas, o que propiciaria melhor distribuição dos estoques disponíveis nas fábricas e concessionárias.

Outras análises serão feitas na próxima quinta-feira.

Desejo muitas vendas e uma ótima semana.

Texto foi atualizado.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Mais de vinte anos lidando com clientes, orientando negócios de maneira honesta e confiável, garantido sólidos relacionamentos comerciais. Especialista no desenvolvimento de equipes comerciais, financeiras e administrativas. Pós Graduado em Team Management pela FGV e em Recursos Humanos.

Deixe um comentário

Seu endere~co de e-mail n"ao serã publicado.

Anterior

DPaschoal passa a oferecer pneus da tradicional marca Cooper

Próximo

AutoZone terá 100 lojas no Brasil até setembro

Pular para o conteúdo