Vendas de autos e leves fecha setembro com a segunda melhor média diária do ano

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Por Marcelo Cavalcante

O setor de automóveis e comerciais leves fechou o mês de setembro com 187.392 unidades, esse volume representa um crescimento de 3,86% em relação ao ano anterior e uma queda de 4,81% na comparação com o mês de agosto.

A média diária foi de 9.370 unidades, sendo a segunda melhor média do ano, anotando um crescimento de 9,47% em relação à média de agosto (8.559).

No acumulado do ano já foram vendidas 1.534.485 unidades, esse volume representa um crescimento de 10% em relação ao ano de 2022 e uma queda de 20,70% quando comparada com o período pré pandemia.

O destaque do mês com toda a certeza foi às vendas no atacado, a modalidade de faturamento fábrica representou 54,66% do total vendido em setembro, foram emplacados 102.427 veículos, o que representa um crescimento de 3,69%.

A varejo vendeu em setembro 84.965 veículos, registrando uma queda de 13,37% em relação ao mês de agosto, sua participação foi de 45,34%, a menor do ano, um cenário desafiador para o segmento, mas já esperado.

O crescimento do atacado segue turbinado pelo bom volume de compras das locadoras, mas outras modalidades elegíveis também apresentam aumento, como as vendas para PCD, produtor rural, pequenas empresas e MEI, frotistas, governo, taxistas. Destacamos também que algumas marcas estão faturando 100% de seus volumes via modalidade fábrica, como a Volvo e a GWM, inclusive para pessoas físicas. Existem também projetos na câmara para aumentar a faixa de isenção para as vendas PCD e isentar de IPI as vendas para produtores rurais, o que beneficiaria ainda mais a modalidade.

PROJEÇÃO DE VENDAS

A projeção para o segmento de autos e leves subiu para 2.100 milhão de unidades para o ano de 2023, o que representa um crescimento de 7,26% em relação ao ano de 2022, no gráfico acima é possível perceber que para atingir esse objetivo o setor teria que vender no último trimestre 565.515 unidades, número factível, podendo inclusive superar a projeção.

VENDAS POR MARCAS

participação das vendas de novas energias em cada marca.

O ranking de marcas segue com poucas alterações, a Fiat caminha para mais um ano na liderança, suas vendas em setembro foram de 43.234 veículos, 45,80% acima do realizado pelo segundo colocado, sua carteira do mês foi concentrada 69% no atacado. Suas vendas acumuladas são de 340.006, esse volume representa um crescimento de 11,08% em relação ao ano de 2022 e um avanço de 28,19% na comparação com o período pré pandemia.

Na segunda posição temos a VW com 29.650 veículos no mês e 238.456 no acumulado, sua carteira de vendas de setembro concentrou 65% na modalidade atacado.

Fecha o trio do mês a GM, com 27.957 veículos no mês e 236.306 no acumulado, sua carteira de vendas de setembro concentrou 60,32% no atacado.

As marcas Premium venderam em setembro 3.825 veículos, registrando uma queda de 5,16% em relação ao mês de agosto, no acumulado do ano já foram vendidos 33.353 modelos Premium, o que representa um crescimento de 20,53% em relação ao ano de 2023.

O segmento de elétricos vendeu em setembro 1.822 veículos, anotando um crescimento 57% em relação ao mês de agosto, no acumulado já foram vendidas 7.702 unidades, o que representa um crescimento de 24,17%.

O segmento de híbridos vendeu em setembro 6.615 veículos, anotando uma queda de 19,21% em relação ao mês de agosto, no acumulado já foram vendidas 49.796 unidades, o que representa um crescimento de 77,52%.

VENDAS POR MODALIDADE

No comparativo acima é possível avaliar a importância da modalidade de vendas diretas no resultado das marcas.

As três principais marcas de volume, concentram mais de 60% de suas vendas na modalidade de vendas no atacado.

A maior concentração no atacado em setembro para as marcas de volume foi da Renault com 70,59% e a menor foi da Honda com apenas 7,67%.

Destacamos o aumento na modalidade de vendas diretas do Toyota, demonstrando que a estratégia está mudando.

VENDAS POR MODELOS

No ranking de modelos poucas novidades, a Fiat/Strada segue na liderança no acumulado e nas vendas de setembro.

Na segunda posição de setembro temos o VW/Polo, quem também assume vice liderança no acumulado.

Fecha o trio de setembro o GM/Onix, no acumulado ele perde a vice liderança para o VW/Polo.

GRÁFICOS ADICIONAIS

No gráfico acima é possível comparar a evolução das vendas e do Market share no período de 2019, 2021, 2022 e 2023, destaque para Fiat.

Outras análises serão feitas após a divulgação dos dados da Anfavea, os dados são prévios e serão atualizados quando foram oficialmente divulgados pela Fenabrave.

Mais de vinte anos lidando com clientes, orientando negócios de maneira honesta e confiável, garantido sólidos relacionamentos comerciais. Especialista no desenvolvimento de equipes comerciais, financeiras e administrativas. Pós Graduado em Team Management pela FGV e em Recursos Humanos.

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